O que é ser religioso? O que é uma religião? Ser religioso é estar nascido na terra, porém religado, em sentimento, ao plano divino. Religião é um meio, um instrumento de religamento? Num determinado dia, um pastor questionou-me do porquê eu gostava de imagens de santos? Respondi-lhe que durante cinco décadas, mais ou menos, eu respeitava e dava sequência à fé de meus pais, guardava-as e não abria mão, jamais. Como num reflexo condicionado, mas não robotizado, fui crescendo e tendo como mediador, Jesus. Como numa réplica disse-lhe: você lê, estuda, leciona tudo sobre a bíblia. arrebata para sua igreja centenas de pessoas, muitas na sua maioria, simples, sem estudo, fáceis de serem manipuladas. Continuei: você conhece tudo de bíblia na teoria , sabe todas as passagens, conhece as vírgulas, os dois pontos, o ponto final, em resumo, a morfologia das palavras. E a prática como fica? Você não gosta de negros, pobres, não faz visitas a sua mãe, não gosta que seus irmãos o visitem, não faz caridade, recusa-se a ser gentil, não é amigo de ninguém, faz questão apenas de bajular pessoas influentes. Logo um verdadeiro interesseiro. Em breves palavras contei-lhe a vida que tive diante de minha família, da renúncia, do amor, da fé e da doutrina espontânea em ajudar.
1 comentário:
O que é ser religioso? O que é uma religião? Ser religioso é estar nascido na terra, porém religado, em sentimento, ao plano divino. Religião é um meio, um instrumento de religamento?
Num determinado dia, um pastor questionou-me do porquê eu gostava de imagens de santos?
Respondi-lhe que durante cinco décadas, mais ou menos, eu respeitava e dava sequência à fé de meus pais, guardava-as e não abria mão, jamais.
Como num reflexo condicionado, mas não robotizado, fui crescendo e tendo como mediador, Jesus.
Como numa réplica disse-lhe: você lê, estuda, leciona tudo sobre a bíblia. arrebata para sua igreja centenas de pessoas, muitas na sua maioria, simples, sem estudo, fáceis de serem manipuladas.
Continuei: você conhece tudo de bíblia na teoria , sabe todas as passagens, conhece as vírgulas, os dois pontos, o ponto final, em resumo, a morfologia das palavras. E a prática como fica?
Você não gosta de negros, pobres, não faz visitas a sua mãe, não gosta que seus irmãos o visitem, não faz caridade, recusa-se a ser gentil, não é amigo de ninguém, faz questão apenas de bajular pessoas influentes. Logo um verdadeiro interesseiro.
Em breves palavras contei-lhe a vida que tive diante de minha família, da renúncia, do amor, da fé e da doutrina espontânea em ajudar.
Aparecida
Enviar um comentário