.
.
.
OS SINAIS DO NOSSO TEMPO, NUM REGISTO DESPRETENSIOSO, BEM HUMORADO POR VEZES E SEMPRE CRÍTICO. . .
Pesquisar neste blogue
14.6.10
PENSAMENTO DO DIA
Acção escolar para analisar a disciplina nas escolas. Professores, alguns. Pais, quatro (num universo de centenas de alunos). Os pais actuais merecem os filhos que têm, condenados ao insucesso.
Do outro lado da janela, não coloco fé na empreitada da educação. Por mais que eu veja boas intenções nas pessoas otimistas para tal, vejo um barco se afastando do mar. É muito tarde para corrigir! Os computadores já estão nos quartos das crianças e adolescentes. Há muito tempo! Os jovens têm todas as respostas na velocidade de um clique. Para eles, por que ficar numa sala de aula, num período de quatro horas para saber a mesma coisa? A escola ficou monótona! Eles querem velocidade tal qual uma banda larga de quatro gigas. Um túnel do tempo separa uma instituição escolar de um quarto "bombado" de informações. A informática chegou e encontrou um mundo sem respeito, solidariedade, justiça, amizade, lealdade. Como usar os recursos maravilhosos dela se o homem se ilude com o supérfluo, o vazio, com o vasculhar a vida alheia, perdendo tempo com sites sem conteúdo? Assim como as emissoras de televisão modelam as mentes em formação, as crianças não querem ficar alheias à modernidade. Jamais uma criança ou um jovem gostaria de ser diferente dos seus colegas. É quase uma intimação, caso contrário ficará de fora da globalização. Temos dois polos: se eu alimentar mais o ócio do que o trabalho, naturalmente o primeiro irá se desenvolver muito mais. Os pais perderam as rédeas do controle dos filhos e debruçaram esta obrigação nos educadores.
1 comentário:
Do outro lado da janela, não coloco fé na empreitada da educação. Por mais que eu veja boas intenções nas pessoas otimistas para tal, vejo um barco se afastando do mar.
É muito tarde para corrigir! Os computadores já estão nos quartos das crianças e adolescentes. Há muito tempo!
Os jovens têm todas as respostas na velocidade de um clique. Para eles, por que ficar numa sala de aula, num período de quatro horas para saber a mesma coisa?
A escola ficou monótona! Eles querem velocidade tal qual uma banda larga de quatro gigas.
Um túnel do tempo separa uma instituição escolar de um quarto "bombado" de informações.
A informática chegou e encontrou um mundo sem respeito, solidariedade, justiça, amizade, lealdade. Como usar os recursos maravilhosos dela se o homem se ilude com o supérfluo, o vazio, com o vasculhar a vida alheia, perdendo tempo com sites sem conteúdo?
Assim como as emissoras de televisão modelam as mentes em formação, as crianças não querem ficar alheias à modernidade. Jamais uma criança ou um jovem gostaria de ser diferente dos seus colegas. É quase uma intimação, caso contrário ficará de fora da globalização.
Temos dois polos: se eu alimentar mais o ócio do que o trabalho, naturalmente o primeiro irá se desenvolver muito mais.
Os pais perderam as rédeas do controle dos filhos e debruçaram esta obrigação nos educadores.
Aparecida
Enviar um comentário