Pesquisar neste blogue

29.6.10

CRÓNICA DA SEMANA (I)

SENILIDADE OU HIPOCRISIA

O doutor Mário Soares foi objecto de uma homenagem, um destes dias, promovida por alguns socialistas e homens que costumam estar com todos, como é o doutor Miguel Veiga, dito sócio do Partido Social-Democrata. Nessa homenagem, aproveitada também para promover a candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, o velho político aproveitou para morder o actual Presidente, Professor Cavaco Silva, a propósito dos alertas que este último tinha feito sobre a difícil e insustentável situação do país, com o desemprego a roçar já os 12% - número nunca antes atingido – e a economia nacional a ter muitas dificuldades para se financiar, isto para já não falar no desequilíbrio das contas do Estado que anda a determinar o corte de todos os apoios a quem mais deles tem necessidade. E, a propósito da observação de Cavaco Silva, disse o antigo presidente Mário Soares, com ar de catedrático que disto tudo entende:
“Um Presidente tem de dar sugestões úteis e construtivas.”
Li as suas declarações e siderei. Porque o velho senhor, quando as posições estava invertidas, com ele a Presidente e Cavaco a Primeiro-Ministro, não hesitou um momento só a, por razões puramente partidárias, vir para a praça pública, nas famosas presidências abertas, dizer raios e coriscos da governação de Cavaco Silva. Com essa atitude, Mário Soares interrompeu aquele que foi o melhor período da economia nacional e de maior progresso de bem-estar verificado desde o “25 de Abril”. E, ao fazê-lo, entregou de mão beijada a António Guterres a enxada com que este abriu buracos enormes que ainda hoje nos sufocam. E fez deste último o primeiro de uma série de coveiros de Portugal, de que José Sócrates é o expoente máximo.
Concluí, das minhas leituras, que, das duas uma: ou Mário Soares está a ficar senil e já não se recorda do que se passou há quinze anos ou, então, é senhor de uma hipocrisia política que roça as raias da loucura. Como quer que seja, Mário Soares vai sujando, aos poucos, algo de bom que a sua imagem transmitia, essencialmente porque víamos nele um corajoso combatente pela liberdade.

Magalhães Pinto, em RÁDIO CLUBE DE MATOSINHOS, em 29/6/2010

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Se a coisa der para o torto ele ainda tem o seu belo apartamento em França.

Saudações Marítimas
José Modesto

GP disse...

Eu acho que são as duas coisas. Já era hipócrita. Agora está também senil. Mas fizeram dele um herói, agora aguentem...

beijos