Pesquisar neste blogue

24.1.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1965, faleceu o político inglês Sir Winston Churchill.

Um herói da II Guerra Mundial, tendo, numa fase inicial, sido a única resistência ao expansionismo nazi. Apesar da carreira política de Churchill ser marcada por ocupar posições de destaque dentro do governo britânico em ambas as grandes guerras do século XX, pela análise de seus discursos verifica-se sempre uma busca pela paz, tendo chamado a Segunda Guerra Mundial de "a guerra desnecessária", defendendo a ideia que os países europeus deveriam ter impedido a Alemanha de recompor suas forças armadas antes da guerra, visando a evitá-la. Churchill acreditava que a entrada dos Estados Unidos da América na guerra era essencial para a derrota dos nazistas, criando grandes laços com os estadunidenses e com o presidente Franklin Roosevelt, tendo feito com este diversos contatos, entre eles a concepção da Carta do Atlântico em 1941. Apesar de ser incondicionamente antinazista[1], Churchill era defensor da higiene racial.


1 comentário:

cidissima disse...

Na 1ª decada do século XX, o ainda relativamente obscuro Churchill, interessou-se por várias organizações esotéricas. Notavelmente, a maçonaria e sua iniciação em ritos druídicos, parecem ser um resultado natural disso.
Seu pai, Randolph Henry Spencer Churchill, foi um maçon, o que forneceu seu contato com a fraternidade. Há divergências sobre quando Churchill foi iniciado, mas há evidências de que ele recebeu o grau de aprendiz em 1901 na loja maçonica de Studholme, em Londres. Avançando rapidamente atraves dos graus, ele foi nomeado mestre maçon em 1902, na loja Rosemary.
Uma de suas frases:

Todas as grandes coisas são simples. E muitas podem ser expressas numa só palavra: liberdade; justiça; honra; dever; piedade; esperança.

Cida