Pesquisar neste blogue

20.7.10

CRÓNICA DA SEMANA (I)

A ÉTICA

Todos os dias, somos surpreendidos por notícias que revelam uma grande ausência de princípios éticos em pessoas com responsabilidades na nossa vida pública, quer a nível nacional quer a nível local. Como sabemos, a ética é o conjunto de normas de conduta cívica que surgem aos olhos da nossa consciência como moralmente correctas. Isto é, podemos dizer que todo o comportamento que surja aos nossos olhos como moralmente reprovável não é ético.

O último caso conhecido é o do presidente da câmara de Oeiras, Isaltino Morais. O homem foi apanhado num complicado caso de recebimento de fundos e outras prendas de grande valor, que incluíam uma conta bancária na Suíça com depósitos gordos, foi condenado em primeira instância a pena de prisão efectiva e perda de mandato, recorreu e acaba de ver confirmada, embora com redução da pena inicial, em segunda instância, a pena de prisão efectiva. E, pior do que isso, viu o juiz afirmar, na sentença, que ele continuará a fazer o mesmo se lhe derem oportunidade para isso. Interrogado pela comunicação social, afirmou estar inocente, não renunciar ao mandato e ir recorrer para uma instância superior.

Já é muito antiga a afirmação de que não chega, à mulher de César ser séria, também tem que parecer séria. Já vem do tempo dos romanos, mais ou menos ali dos tempos em que nasceu Jesus Cristo. Não obstante esta ser uma verdade ética universalmente conhecida, ainda há quem, como Isaltino Morais, entenda poder passar por vexames públicos desta natureza e, todavia, conservar as funções para que, seguramente por engano dos cidadãos, foram eleitos. Revelando, assim, uma falta de ética assustadora. É com comportamentos deste jaez que, lentamente Portugal se vai afundando num lodaçal, no qual acabaremos por perecer todos.

Há que cultivar o respeito pela ética e conduzir a educação dos nossos jovens de modo a ensinar-lhes que um ser humano sem ética é pior do que um animal, porque o comportamento destes é, de um modo geral, profundamente ético, aliás como o de toda a natureza. Por isso é que é de louvar a iniciativa do Lions Clube de Matosinhos, apadrinhada pela Câmara Municipal, ao promover uma série de conferências subordinadas ao tema “A Ética e o Homem”. Foram já realizadas quatro conferências que abordaram os comportamentos éticos na Justiça, na Medicina, na Política e nos Negócios. O ciclo encerra-se na próxima sexta-feira, às nove e meia da noite, com o professor doutor Azeredo Lopes, presidente da Entidade Reguladora da Comunicação Social a falar sobre a Ética respectiva área. Bem haja quem se preocupa com este problema.

Magalhães Pinto, em RÁDIO CLUBE DE MATOSINHOS, em 20/7/2010

Sem comentários: