Pesquisar neste blogue

6.4.09

SORRISO DO DIA (II)

Naquela quinta havia 3 touros e 160 vacas. E os três touros, souberam, de algum modo, que o dono da quinta ia trazer outro touro.

- "Estou aqui há dez anos e vocês dois estiveram de acordo que 100 vacas eram minhas. Juro que não vou dar nenhuma das minhas vacas ao que vem aí!", disse o primeiro touro.

Ao que o segundo touro respondeu:

- "Pois eu estou aqui há cinco anos e vocês concordaram que 50 das vacas eram minhas. O que vem aí não vê nem uma das minhas!".

O terceiro touro, mais jovem, també comentou:

- "Eu só aqui estou há três anos. Mas vocês sabem que as restantes dez vacas são minhas. Não cedo nem uma para o tipo!".

Tinham acabado de dizer isto, quando chegou um camião e, de dentro dele, sai um touro enorme, resfolegante, viril, nitidamente maior do que os outros três. Aí, o primeiro touro disse:

- "A verdade é que cem vacas me cansam muito! Acho que lhe vou dar algumas das minhas.".

- "Acho bem, pá. Eu também me custa muito aguentar as minhas. São muitas. Também vou repartir com ele.", acrescentou o segundo touro.

Só o touro mais jovem não dizia nada. Escouceava, resfolegava, abanava os cornos, saltava. O primeiro touro achou por bem dar-lhe uns conselhos:

- "Ó pá! Recomendo-te que não te ponhas em risco! Já viste que o touro que vem aí é muito forte? O melhor é dares-lhe uma ou duas vacas das tuas pá!"

Com a voz entrecortada pela respiração ofegante do esforço que estava a fazer, o touro jovem comentou:

- "Eu até lhe dou as vacas todas! Só estou a assegurar-me que ele vê que eu sou um touro e não uma vaca!"

Sem comentários: