Pesquisar neste blogue

31.5.10

ABSURDO (II)


Um grande democrata, anónimo como são sempre os grandes democratas que apenas vêm com um dos olhos, colocou o seguinte comentário no post de ontem deste blog, que leva o mesmo título:

"Eu considero uma vitória da oposição. A colocação no site da CMM de um ligação externa ao movimento independente “NMMS", à semelhança do que se faz em outras Câmara Municipais, prova que a única oposição em Matosinhos tem espírito e responsabilidade democráticos.
O seu timing prova que quem fala tanto sobre Matosinhos anda distraído com o trabalho que na cidade se faz…a aprovação desta medida em reunião de Câmara tem quase meio ano....
Absurdo passa a ser as perguntas que o meu amigo Magalhães Pinto faz..."


É uma democracia que eu rejeito, com um único argumento que, aliás, já constava do post inicial:

Porque é que não há, na página da Câmara, links semelhantes para as páginas de todas as demais forças representadas no Executivo e na Assembleia Municipal?

E, se o argumento é que estamos apenas a tratar de coisas do executivo, porque é que não há link, pelo menos, para a página do PSD?

E até competente resposta a esta questão, não deixarei de pensar que há um privilégio de uma oposição particular. Porque é que uns são filhos e outros são enteados? Demais a mais, tratando-se de alguém que, durante décadas, deu tratos de polé a todas as oposições que lhe surgiram e, por vezes, mesmo a quem não era oposição.

Portanto, estamos a ver com clareza, qual o conceito de democracia de que é dono o apócrifo e anónimo democrata ousou postar neste blog, blog que procura ser justo e respeitar os direitos de todos. Até o daqueles que se acobertam no sempre cobarde manto do anonimato.

8 comentários:

leixão disse...

Com o devido respeito e sem querer entrar nesta guerra que não é minha e por mera curiosidade especulativa:
O PSD Matosinhos tem uma´página oficial (não me refiro a algumas secções de freguesia)?
Se tem gostava de ter o respectivo endereço.
Cumprimentos

MAGALHÃES PINTO disse...

Com muito gosto, Leixão. E muito obrigado pela visita e por ter colocado a questão.

Ei-la:

http://psdmatosinhoscps.blogs.sapo.pt/

MAGALHÃES PINTO disse...

Desculpe Leixão. Carreguei na tecla demasiado depressa. Faltou:

Cumprimentos do Poliscopio

leixão disse...

Dr. Magalhães Pinto:
Obrigado...
Desculpará a impertinência, mas estamos a falar de um «blog» sem actividade desde Maio de 2005?
Cumprimentos

MAGALHÃES PINTO disse...

E será que os direitos democráticos se medem pela periodicidade ou número de publicações, meu Caro Amigo?

Mas já agora deixe-me acrescentar o seguinte. Também não se medem pela área geográfica onde cada entidade com representantes na Câmara exerce a sua actividade ou trata assuntos na sua página. Sendo que a página "linkada" à Câmara, que aqui estamos a discutir, trata assuntos tanto nacionais, como regionais, como de freguesia. A página da Câmara é sustentada pelo dinheiro de todos os contribuintes. E, por isso, é de todos. E todos nela devem ter os mesmos direitos. Tanto as páginas de núcleos de freguesia - e há partidos que as têm e bastante actualizadas - como as páginas nacionais das forças com representação na Câmara e na Assembleia Municipal.

Não há nada, a meu ver, que justifique o privilégio de um grupo político na página do município. Chamar a isto democracia só pode ser feito quem por democracia tem um conceito totalitário. Julguei que isso já tinha acabado. Porquê só um? Tem, obviamente, de haver uma razão. Eu encontro várias possíveis. Qual será a verdadeira?

Podíamos ir mais longe. Porque a "linkagem" nada tem a ver com o facto de esse grupo político ter eleitos - porque outros com eleitos não têm direito a "linkagem" - porque é que o dever da Câmara não há-de ir mais longe e "linkar" também à sua página e à minha e à de tantos outros que devotadamente procuram servir Matosinhos por este meio?

JOSÉ MODESTO disse...

Caros Matosinhenses, o diálogo a base de tudo... Parabéns.
Penso que os links em qualquer câmara do país deveriam conter tudo o que fosse serviço publico, se me permitem alguns exemplos:
Bombeiros Voluntários, Aeroportos, farmácias de serviço na nossa cidade, hospitais ou centros de saúde etc.etc.
A CMM e sempre ao serviço dos cidadãos.
Gratos e com as minhas Saudações Marítimas

José Modesto

Anónimo disse...

Sinceramente não entendo como não se vê a olhos vistos que a página web da CMM tem um link para a ANMMS porque a única posição da CMM, a representada pela ANMMS, trabalhou para isso: requisitou, justificou, apresentou e foi a reunião de Câmara onde foi aprovado - consulte-se os editais.

Agora, se o grupo do PSD não se preocupa em justificar a panela que cozinhou, e nem trabalha para fazer o mesmo...só pode ser, sem outra hipotese, culpa do próprio PSD. Obviamente estão ocupados com outras coisas.

Não é uma questão de direitos, mas mais de deveres. Dever de trabalhar para representar em quem confiou o voto.

Tão claro como a água.

Ass: O "apócrifo (?ainda escrevo e penso por mim) e anónimo (?Alberto Campos Leite residente na Rua Godinho de Faria em São Mamede de Infesta) democrata" que ainda preza a educação que lhe foi dada.

MAGALHÃES PINTO disse...

Obrigado pela visita e comentário, Snr. Campos Leite.

Podíamos ter começado por aqui. Desta vez, a sua observação é razoável, racional. E não posso senão estar de acordo com a sua observação quanto ao trabalho desenvolvido pelo PSD de Matosinhos, se excluirmos o "cozinhado" de que fala, uma vez que tal foi feito no exercício democrático de um direito, ademais baseado em resultados eleitorais, os quais mostram ser a solução encontrada aquela que os matosinhenses efectivamente privilegiaram nas eleições. O que coloca a sua observação culinária sob a suspeita do despeito, muito, aliás, na linha do mentor do grupo político que parece privilegiar.

Se me permite, recomendo-lhe revisitar o passado e começar a alinhar os cadáveres políticos espalhados no trajecto de NM. Cadáveres de gente que dedicadamente o acompanhou.

Creio que muitos dos problemas com que nos debatemos, em Portugal, resultam da falta de estatura moral dos dirigentes. O caso do Primeiro-Ministro que temos é o mais gritante, estandarte da legião de pequenos Maquiaveis que temos tido.

Por isso, o meu alinhamento actual. Que é o desalinhamento sistemático, buscando, em cada momento, encontrar o menor dos males.

Sendo assim, continuo a entender que a CMM tem o dever de não abrir excepções nas regras democráticas, mesmo que, como o senhor diz, com toda a razão, elas possam dever-se, em primeiro lugar, à preguiça de quem devia trabalhar.

Os meus cumprimentos.
Magalhães Pinto