Pesquisar neste blogue

31.5.10

MEMÓRIA

AS SORTES

Talvez porque a acção do meu próximo livro - um romance - decorre na tropa, ando muito propenso aos títulos de algum modo relacionados com o serviço militar. Ir às sortes, dizia-se, era ir à inspecção militar, o acto onde se julgava se um jovem estava apto ou não para as exigências do serviço. De algum modo, creio que Narciso Miranda e o Dr. Manuel Seabra vão às sortes no final deste mês. Quando se realizarem as eleições para a concelhia de Matosinhos do Partido Socialista. De algum modo, os socialistas cá do burgo vão julgar qual deles é o mais adequado para conduzir o partido no nosso município, nesta hora que é, indubitavelmente difícil, tanto para o país, como para o município, como para o PS.

Se as afirmações, tantas vezes repetidas pelos políticos, fossem para valer, seguramente a balança eleitoral socialista penderia para o Dr. Manuel Seabra. Renovação é um termo muito ouvido ultimamente. Mais no PS do que nos outros partidos, embora percorra todos, sem excepção. E renovação - do sistema político que temos, dos políticos que nos servem, das políticas e das estratégias de desenvolvimento - é ideia que anda na mente de toda a população. Mas sabemos de que modo Narciso Miranda é um sobrevivente. Acabamos de assistir a uma dessas situações em que, parecendo que ele tem a derrota por assegurada, consegue, num golpe de rins, manter, ainda que em frágil equilíbrio, o barco em que navega. Por isso, o resultado das eleições do dia 31 de Maio se mostra, para já, uma incógnita. E, no entanto, estas eleições tenderão a ter consequências importantes, conforme o resultado.

Se Narciso Miranda ganhar, creio que as piores consequências serão para o recém-eleito dirigente distrital socialista, Francisco Assis. Em desvantagem na comissão política distrital, verá, neste caso fugir-lhe um importante bastião, a concelhia de Matosinhos, sabido, como é, que o Dr. Manuel Seabra o apoia e que Narciso Miranda está erigido em seu adversário impiedoso. Claro que, neste caso de vitória de Narciso Miranda, quem se ficará a rir, no distrito, será o PSD. Uma vez que a estrutura distrital do PS ficará imensamente fragilizada pelas lutas internas que se seguirão. E, com o enfraquecimento da distrital tripeira do partido, será o próprio líder nacional - cujo apoio a Francisco de Assis foi notório - que sairá enfraquecido.

Caso o Dr. Manuel Seabra ganhe, as consequências maiores situar-se-ão em Matosinhos. Apesar de, verificando-se o contrário do que disse acima, o Partido Socialista sair reforçado no Distrito e a nível nacional. Mas, em Matosinhos, as consequências serão catastróficas. Principalmente para Narciso Miranda. Que, aliás e nestas eleições, joga uma cartada política de vida ou de morte. Se o Dr. Manuel Seabra ganhar, este acto ficará a marcar, indelévelmente, o ocaso do "velho" autarca. Dificilmente Narciso se recomporá de uma derrota assim. Que, além do mais, significaria o fim do sistemático apagamento de todos os vice-presidentes de Narciso no passado. E veríamos, muito provavelmente, a ascenção do Dr. Manuel Seabra até ao cargo de Presidente da Câmara de Matosinhos.

Não arrisco um prognóstico. Por muito que me agradasse ver o Dr. Manuel Seabra ganhar. Por várias razões. Mas, sobretudo, porque ele representa o futuro, enquanto Narciso Miranda representa o passado. Sobretudo, porque a sua vitória representaria mais um passo no aparecimento de novos políticos de topo, de que o país está tão necessitado. Vai ser um longo mês de combate entre os dois autarcas matosinhenses.

Magalhães Pinto, em MATOSINHOS HOJE, em 5/5/2003

Sem comentários: