
Cubanos. Conseguiram tirar, de Angola, mais e mais depressa do que o fizeram os Portugueses.
. . . OS SINAIS DO NOSSO TEMPO, NUM REGISTO DESPRETENSIOSO, BEM HUMORADO POR VEZES E SEMPRE CRÍTICO. . .
DGS. Direcção Geral de Saúde. Por ser uma máquina calculadora. Calcula:
Durante a última solenidade do ano realizada ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva informou que organizará no dia 10 de fevereiro, em Brasília, uma reunião com os prefeitos para cobrar maior empenho na execução de programas federais de combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil. Ele disse não entender o motivo de o País não conseguir reduzir a taxa de 15% de analfabetismo da população adulta, índice registrado desde os anos 1970. "O problema é que temos um estoque de analfabetos adultos", constatou.
Isto de prever o futuro é, mais ou menos, fazer o papel de bruxa. Olha-se para a aparência, fazem-se umas explorações, vêm-se as reacções e dá-se uns tiros. Pode ser que acertem no alvo, pode ser que não. A realidade é, hoje, escorregadia como enguia acabada de pescar. Os pressupostos do raciocínio mudam mais depressa do que os raciocínios são feitos. Prever é, hoje, sinónimo de adivinhar. E neste domínio sou mais céptico do que os espanhóis. “No creo en brujas todavia las hay” é frase fora de moda. Nem as que existem adivinham o que quer que seja. Que é o mesmo que não haver bruxas. Embora ande por aí muita gente a fazer de bruxa. Especialmente nesta estação, que cumpre dizer aos papalvos o que vai acontecer no ano que vem. Mas olhe-se para trás. Para um ano atrás. E digam-me se alguém adivinhou tudo quanto ia acontecer neste ano quase finado. Ninguém. Visto desde aqui, as previsões que ouvimos parecem um despojo da guerra do Iraque. Delas nada se aproveita. Assim, as bruxarias a que, por esta altura, assistimos são só brincadeira. Essa de dizer que quem pensa que o ano a findar foi mau tem muito ainda para ver e contar, porque 2009 vai ser pior é de quem só vê uma das faces da moeda. Que, a não ser que seja de mágico, costuma ter duas. E, graças a Deus, se nós, Portugueses, estamos bem servidos de bruxas, ainda estamos mais de mágicos. Por isso, é fácil brincar. E como brincar não faz mal a ninguém, venha daí, meu Caro Leitor. Venha brincar comigo e com os outros. Brinquemos às adivinhações. Venha daí comigo até Outubro do próximo ano, às vésperas duma qualquer das três eleições que vamos ter. Pois, meu Caro Leitor! A brincadeira torna-se muito mais interessante porque vamos ter um ano tri-eleitoral. Venha daí.
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva exonerou nesta segunda-feira, por meio de decreto, Paulo Lacerda da diretoria-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e o nomeou adido policial na embaixada do Brasil em Portugal.
Excelente produção, premiada, que mostra até que ponto o mundo mudou nos últimos meses.
O vice-prefeito eleito do município de Satuba, Célio Gomes da Silva (PMDB), de 48 anos, conhecido como Célio 'Barateiro', foi assassinado na noite de ontem, a quatro dias da posse. Segundo informações da Polícia Civil de Alagoas, dois homens teriam cometido o crime e uma terceira pessoa estaria dando cobertura numa caminhonete, a poucos metros do supermercado da vítima, que fica às margens da BR 316, na zona urbana de Satuba, na região metropolitana de Maceió. Para a polícia, o crime pode ter conotações políticas, já que a disputa eleitoral foi acirrada em Satuba.
Celebração do PODER DO AMOR, através de um bonito poema sublinhado por um trecho musical encantador. Assinado por PENHAH CASTRO.
O ator brasileiro Douglas Barcellos, de 33 anos, foi encontrado morto na madrugada de quarta-feira na cidade portuguesa de Cascais (a 12 km a oeste de Lisboa), informou ontem a imprensa de Portugal. A informação foi confirmada pela polícia portuguesa. Segundo o jornal "Correio da Manhã", Barcellos rodava no país o filme norte-americano "The Passionist", em que era um dos protagonistas.