A vida das empresas é constituída por contínuos ciclos de actividade. Compram, armazenam, vendem, voltam a comprar, voltam a armazenar, etc.. É fácil reconhecer que, em qualquer altura do meio da sua vida, se encontram aramazenadas, para venda, mercadorias que foram adquiridas em diferentes momentos do tempo. E, sobretudo em períodos de instabilidade dos preços, só por acaso mercadorias iguais ter~~ao sido compradas ao mesmo preço. Existem, por isso, unidades adquiridas por um preço e unidades adquiridas a outro preço, da mesma mercadoria. Todavia, unidades miscíveis. Quando vende uma unidade, a empresa não distingue, em termos físicos, se a unidade que está a vender foi adquirida ao preço x ou ao preço y.
Para fixação do preço de venda e para contabilização do custo da mercadoria vendida, a empresa pode adoptar um de vários critérios para determinar quanto lhe custou o que está a vender. Tais critérios são os seguintes:
- FIFO (First In, First Out): assume que o preço de custo da unidade que está a vender é o preço da primeira mercadoria que entrou nos armazéns;
- LIFO (Last In, First Out): assume que o preço de custo da unidade que está a vender é o preço da última mercadoria que entrou nos armazéns;
- NIFO (Next In, First Out): assume que o preço de custo da unidade que está a vender é o preço da mercadoria que, seguidamente, vai adquirir para substituir a vendida;
- CUSTO MÉDIO: assume que o preço de custo da unidade que está a vender é o preço médio de todas as unidades que tem em armazém.
Fácil é reconhecer que:
- Com tendência para subida dos preços, o critério LIFO puxa o preço de venda para o alto (situação agravada com o critério NIFO) e o critério FIFO puxa o preço de venda para a baixa;
- Com tendência para a descida dos preços, o critério FIFO puxa o preço de venda para o alto e o critério LIFO puxa o preço de venda para a baixa (situação que é acentuada com o critério NIFO);
- O critério do CUSTO MÉDIO atenua quer as altas quer as baixas dos preços de venda; e afigura-se como o critério mais justo para o consumidor.
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