Pesquisar neste blogue

3.8.10

CRÓNICA DA SEMANA (I)

NEM OS IMPOSTOS PAGAM

Como se sabe, foi mandado terminar o processo de averiguações sobre o caso Freeport, que durante vários anos, trouxe o Primeiro-Ministro, entre outros, debaixo de suspeitas de negócios ilícitos. O encerramento do processo trouxe o alívio de José Sócrates, como vimos no mesmo dia, quando ele aproveitou para se manifestar como vítima de todo este processo. E havemos de convir que ele tem todo o direito de se mostrar magoado pela forma como foi tratado ao longo destes anos.

No entanto, o encerramento do caso, pelo menos nesta fase, uma vez que o mesmo vai prosseguir com outros intervenientes, deixou muitas coisas sem esclarecer. E a última notícia que, não se sabe ou não se relacionado mesma com o Freeport, saiu neste fim de semana, quando se soube que um tio de José Sócrates foi apanhado com quantias enormes, superiores a um milhão de euros, entradas na sua conta bancária, quando, no mesmo período, apenas declarou às Finanças, como rendimento, o valor de 62 mil euros. O que sugere a existência de uma fraude fiscal volumosa, com direito a prisão. Claro que as verbas recebidas pelo distinto tio podem não ter nada a ver com o Freeport (embora ele tivesse estado envolvido no caso) e muito menos ainda, podem ter a ver com o Primeiro-Ministro. Mas o que vai ressaltar desta notícia é outra coisa mais dolorosa. É que, não obstante isto já se saber no processo há muito tempo, nada foi feito para, pelo menos, cobrar os impostos do importante tio e a eventual dívida acabou de prescrever no fim de 2009, isto é, o ano passado. Até parece que estiveram à espera da prescrição para encerrar o processo.

Assim, enquanto vemos os impostos serem aumentados a toda a gente trabalhadora e diminuídas as prestações sociais para as classes mais desfavorecidas, há tios de gente importante que não paga, pelo menos, os impostos sobre rendimentos que, apesar de tudo, não se sabe donde vieram. E isto dói mais ainda do que a eventual existência de corrupção no caso Freeport.

Magalhães Pinto, em RADIO CLUBE DE MATOSINHOS, em 3/8/2010

Sem comentários: