Pesquisar neste blogue

26.8.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1910, nasceu a missionária mundialmente conhecida Madre Teresa de Calcutá.


Missionária católica albanesa, nascida na República da Macedônia e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação "Missionárias da Caridade", tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das sarjetas".

Ao primeiro lar infantil ou "Sishi Bavan" (Casa da Esperança), fundada em 1952, juntou-se ao "Lar dos Moribundos", em Kalighat.Uma coisa que ajudou muito,e é por aí que começa a se surpreender servindo ao mundo inteiro.Pois,havia orgulho de todos por aí.
Mais de uma década depois, em 1965, a Santa Sé aprovou a Congregação Missionárias da Caridade e, entre 1968 e 1989, estabeleceu a sua presença missionária em países como Albânia, Rússia, Cuba, Canadá, Palestina, Bangladesh, Austrália, Estados Unidos da América, Sri Lanka|Ceilão, Itália, antiga União Soviética, China, etc..

O reconhecimento do mundo pelo seu trabalho concretizou-se com o Prêmio Templeton, em 1973, e com o Nobel da Paz, no dia 17 de outubro de 1979.

Morreu em 1997 aos 87 anos, de ataque cardíaco, quando preparava um serviço religioso em memória da Princesa Diana de Gales, sua grande amiga e falecida ela própria 6 dias antes, num acidente de automóvel em Paris. Tratado como um funeral de Estado, vários foram os representantes do mundo que quiseram estar presentes para prestar a sua homenagem. As televisões do mundo inteiro transmitiram ao vivo durante uma semana, os milhões que queriam vê-la no estádio Netaji. No dia 19 de outubro de 2003, o Papa João Paulo II beatificou Madre Teresa.


3 comentários:

Doroteia Cação disse...

Dr. Magalhães Pinto, aqui está o exemplo humano de um ser que nada quis em troca, só amor e paz. Uma mulher desprovida de beleza física mas tão bonita por dentro...O Dr. sabe bem o quanto AMO ESSA OBRA "IRMÃS DA CARIDADE" e neste momento as lágrimas bailam... bailam pela razão que já conhece. Esta mulher, bem pequenina era um furacão, movia montanhas e só a presença dela era sinónimo de respeito e até um certo silêncio... Como eu GOSTO DELA, oh, se gosto. Só lamento na vida ter encontrado poucas pessoas com este perfil, pelo menos desprovidas de inveja, de sacanagem, maldade, má língua; adoro der MULHER mas contra a maior parte das mulheres falo. Prefiro trabalhar e conviver com HOMENS. No Mundo Madre TERESA é um exemplo e u CAMINHO A SEGUIR.
Doroteia Cação

Gabriela Acabado disse...

Grande Mulher, que levou a vida a ajudar os mais pobres dos pobres! Como cada vez há mais Pessoas em pobreza extrema,infelizmente,todos deviamos pensar nisso e tentar,pelo menos ,seguir o exemplo naquilo que pudermos!
Estima-se que em breve a Europa terá dezenas de milhões de pobres....a juntar aos da Asia e da América Latina!
E também são necessários muitos Comissários como o nosso ex-PM Gutierrez...para organizar os campos e as deslocações destas multidões de esfomeados...

cidissima disse...

Nestes tempos de facilidades universais, de materialismo, consumismo desenfreado, da ideologia dominante do “O mundo é meu negócio”, exemplos de vida de pessoas como Madre Tereza mostra que a sociedade precisa de mais do que o pão.
Doar coisas torna-se até sintomático, um ato gerado de uma moda, ou de uma dica da auto-ajuda, um ato gerado sem a motivação do amor, apenas uma automedicação espiritual.
No entanto, amar é para quem insiste em aprender este sentimento porque quer vivê-lo. Depois de educado no amor a nossa perspectiva de mundo muda, e mudando a visão, muda tudo.
Madre Tereza gostava de dizer: “Em cada pessoa eu vejo Cristo. E porque Cristo é sempre o único para mim a qualquer momento – Cristo é aquele que fica em frente a mim, precisando da minha ajuda”. E Cristo afirmava “Na medida em que você faz isso a um destes meus pequeninos, a mim o fizestes.”

Cida