Pesquisar neste blogue

24.11.08

PÁGINA DO BRASIL

RIO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez nesta quinta-feira uma analogia entre sua eleição, em 2002, e a de Barack Obama, ao afirmar que o presidente eleito dos EUA não pode errar sob pena de jogar "o desastre econômico dos brancos" nas costas de minorias e, assim, inviabilizar a eleição de um outro presidente negro no país.

Lula disse considerar Obama uma pessoa inteligente e que o presidente eleito dos EUA já deve ter percebido o peso de sua responsabilidade. "Não é pouca coisa um negro ser eleito presidente dos Estados Unidos. É um fato histórico e um simbolismo histórico sem precedentes", disse Lula em discurso durante evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra.

Segundo Lula, o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos assumirá o poder com o país atravessando "a maior crise da história". "Eu acho que o Obama tem que dizer o que eu disse quando tomei posse em 2003: 'Não posso errar'", afirmou. Na ocasião de sua posse, Lula realçou o fato de ter sido o primeiro presidente de origem pobre a chegar ao poder no Brasil.


Segundo Lula, um erro do presidente norte-americano no combate à crise financeira pode ser fatal. "O Obama é inteligente. Ele tem que entrar e dizer: 'Eu tenho que recuperar a economia americana, porque senão vão jogar esse desastre dos brancos nas costas dos negros e nunca mais um negro vai ser eleito presidente dos Estados Unidos'", disse. "Ele tem que entrar com determinação e tomar atitudes para que a economia americana se recupere."


Lula voltou a ressaltar no evento que o Brasil está preparado para a crise e voltou a criticar a falta de regulação do sistema financeiro. "O Brasil é hoje o país mais preparado para enfrentar a crise. Temos que ter confiança de que vamos fazer o país sair dessa crise sem sofrer as consequências que os outros estão sofrendo", disse o presidente. Lula reiterou que a origem da crise está nos países ricos, ao contrário das turbulências anteriores. "A crise aconteceu por falta de regulação do sistema financeiro. Se aprendessem com o Brasil não sofreriam a crise que sofreram."

(Por Rodrigo Viga Gaier)

***

Adoro esta modéstia do Presidente Lula. É quase do tamanho da que tem o nosso Primeiro.Ministro...

Sem comentários: