O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou hoje que a implementação de uma política anticíclica no Brasil prevê, além da manutenção dos investimentos públicos, a criação de condições para aumentar os investimentos privados. Mantega disse que, se for necessário, o governo irá reduzir tributos, como o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). "Nisso nós temos um arsenal de opções", declarou.
Segundo Mantega, o governo irá manter ou até mesmo ampliar os investimentos. Segundo ele, manter os investimentos em curso já é fazer uma política anticíclica. O ministro disse que serão mantidos os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Se tivermos uma queda na arrecadação faremos cortes no custeio, em despesas que não são essenciais", afirmou. Segundo ele, todos os programas que geram emprego e renda serão mantidos, além dos programas sociais.
O ministro disse ainda que algumas economias em países avançados, como os EUA, deverão apresentar deflação por causa de uma queda forte na demanda. No Brasil, se espera manter o crescimento econômico positivo. Ele disse que a crise já afetou a economia real nos EUA e na União Européia e que a tendência é que nessas economias o PIB seja negativo em 2009. "No Brasil queremos manter as taxas de crescimento positivas e acima de 2% ou 3%, como alguns estão falando", afirmou.
***
Onde é que já se viu Governo cortar impostos?...
Sem comentários:
Enviar um comentário