Pesquisar neste blogue

21.9.10

CRÓNICA DA SEMANA - I

AS SCUTS

Pelo fim dos anos noventa, ao virar do século, um senhor de ar angelical e falinhas mansas, oportunamente escolhido pelos portugueses para governar o país, teve uma visão de sonho, anunciada com trombetas e foguetório. Chamava-se ele António Guterres, socialista pela graça dos homens, tão palavroso que era conhecido, entre os seus pares, pelo “picareta falante”.

O sonho era fenomenal. Tanto que ele decidiu realizá-lo. E anunciou-o aos portugueses. Ia mandar fazer uma série de auto-estradas que o Estado não iria pagar de imediato. E os portugueses poderiam andar nelas sem pagar. Chamou-lhes SCUTS. Uma delas, por exemplo, o troço final da auto-estrada que liga Porto a Viana do Castelo. Mas foram muitas mais. O objectivo dessas auto-estradas era resolver o trânsito caótico verificado nas estradas nacionais correspondentes. Por exemplo, para se ir do Porto a Viana demorava-se mais de uma hora. Na altura, os portugueses bateram palmas entusiasmadas ao génio do milagreiro. E o tempo passou.
Hoje sabemos o resultado. Primeiro, dizer que os portugueses não pagariam era uma falsidade. Porque ele, Guterres, é que as não pagaria do seu bolso e alguém tinha de pagá-las. O mais justo seria que as pagassem aqueles que as usavam. Mas os milagres nunca levam em conta a justiça. E, como resultado disso e em segundo lugar, começamos todos a pagá-las com os nossos impostos. Mas, como os nossos impostos, para além de pagarem as SCUTS, tinham de arcar com os esbanjamentos todos que o dito senhor angelical e os seus sucessores decidiram fazer, a tesouraria do país ficou na miséria que se conhece. Então, vem um sucessor, também socialista, porventura com ar mais angelical, que, apertado pela falta de dinheiro, decide: agora, quem vai pagar as SCUTS vão ser os que as utilizam.
Quer dizer, há pagamento das SCUTS por duas vezes. Primeiro, durante dez anos, pagaram os portugueses todos com os seus impostos. Segundo, vão pagá-las agora os seus utilizadores.
Não há dúvida que é duro. Mas talvez seja bom para os portugueses aprenderem. Deus nos livre dos anjos bem-intencionados que aparecem na política nacional. É que, não sei porque raio de maldição, os milagres que fazem deixam-nos sempre pior do que estávamos antes.

Magalhães Pinto, em RÁDIO CLUBE DE MATOSINHOS, em 21/9/2010

1 comentário:

Anónimo disse...

As scut são uma das muitas mentiras do partido socialista.Foram uma promessa da campanha eleitoral, que por certo rendeu algunas votos, mas que logo foi denunciado como sendo uma falácia. Aconteceu pouco depois do vara passar a ponte do tejo sem pagar e até caiu bem. Entretanto levaram-nos impostos e agora pagamos de novo. O socialismo no seu melhor. Até o Fidel está contra!!!!