Pesquisar neste blogue

29.9.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1547, nasceu o escritor espanhol Miguel de Cervantes.

Em 1605 publica a primeira parte de sua principal obra: O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha. A segunda parte não aparece até 1615: O engenhoso cavaleiro dom Quixote de La Mancha. Num ano antes aparece publicada uma falsa continuação de Alonso Fernández de Avellaneda.

Entre as duas partes de Dom Quixote, aparecem as Novelas exemplares (1613), um conjunto de doze narrações breves, bem como Viagem de Parnaso (1614). Em 1615 publica Oito comédias e oito entremezes novos nunca antes representados, mas seu drama mais popular hoje, A Numancia, além de O trato de Argel , ficou inédito até o tardio século XVIII.


1 comentário:

cidissima disse...

Há cerca de 400 anos, o escritor espanhol Miguel de Cervantes escreveu um romance considerado entre os melhores de todos os tempos: Dom Quixote . As aventuras e desventuras do nobre cavaleiro e seu fiel escudeiro Sancho Pança continuam a encantar leitores por todo mundo.
Seria Dom Quixote um louco desastrado que, viciado em romances de cavalaria, confunde moinhos de vento com gigantes a quem não hesita em enfrentar? Ou seria um idealista, crente de que o sonho vale a pena?
Trágico ou cômico, o cavaleiro da triste figura apostou na literatura como inspiração para transformar sua vida e o mundo.

Cida