Pesquisar neste blogue

12.10.10

BRASIL - I

O Brasil, colónia portuguesa tornada independente em 1822, é um dos maiores países do Mundo em extensão territorial. A população do Brasil, conforme registado pela PNAD de 2008, é de aproximadamente 190 milhões de habitantes (22,31 habitantes por quilômetro quadrado), com uma proporção de homens e mulheres de 0,95 e 83,75% da população definida como urbana. A população está fortemente concentrada nas regiões Sudeste (79,8 milhões de habitantes) e Nordeste (53,5 milhões de habitantes), enquanto as duas regiões mais extensas, o Centro-Oeste e o Norte, que formam 64,12% do território brasileiro, contam com um total de apenas 29,1 milhões de habitantes.

A rica vida selvagem do Brasil reflecte a variedade de habitats naturais. Os cientistas estimam que o número total de espécies vegetais e animais no Brasil seja de aproximadamente de quatro milhões. Grandes mamíferos incluem pumas, onças, jaguatiricas, raros cachorro-vinagre, raposas, queixadas, antas, tamanduás, preguiças, gambás e tatus. Veados são abundantes no sul e muitas espécies de platyrrhini são encontradas nas florestas tropicais do norte. A preocupação com o meio ambiente tem crescido em resposta ao interesse mundial nas questões ambientais.
Seus recursos naturais são imensos. Progressivamente, o Brasil vem emergindo como uma potência económica mundial, que não tardará a ser.

***

Cerca de 20% das 67.000 visitas a este blog português verificadas até à data, são oriundas do Brasil. Uma razão mais do que suficiente para iniciar hoje uma série de imagens que mostram a rara beleza de suas cidades, num momneto particularmente original: à noite.


***



BRASÍLIA

Sem comentários: