Pesquisar neste blogue

5.10.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1143, é reconhecida, pelo rei Afonso VII de Castela e Leão, a independência de Portugal, tendo por primeiro rei Afonso Henriques, o Conquistador.

A luta entre D. Afonso Henriques e sua mãe, partidária de Castela, desenrola-se, até que a 24 de Junho de 1128 se trava a batalha de São Mamede (em Guimarães) e D. Teresa é expulsa da terra que dirigira durante 15 anos. Uma vez vencida, D. Afonso Henriques toma conta do condado, declarando-o reino independente, dado que ele era neto de Afonso VI, Imperador de toda a Hispânia, passando a assinar todos os documentos oficiais não como conde, mas sim como rei.

Continuou, no entanto, a lutar contra as forças do seu primo, o rei Afonso VII de Leão e Castela (inconformado com a perda das terras portuguesas, pois à semelhança de seu pai, Afonso VI, ele também se intitulava como Imperador), enquanto paralelamente travava lutas contra os muçulmanos. Em 1139, depois de uma estrondosa vitória na batalha de Ourique contra um forte contingente mouro, D. Afonso Henriques afirma-se como rei de Portugal, e com o apoio dos nobres portugueses, é aclamado como rei soberano. Reconhecido na efeméride citada. Embora a paz entre os dois reis só tenha acontecido três anos mais tarde.


Sem comentários: