Pesquisar neste blogue

6.10.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1999, faleceu a fadista portuguesa Amália Rodrigues.

Tornou-se conhecida mundialmente como a Rainha do Fado e, por consequência, devido ao simbolismo que este género musical tem na cultura portuguesa, foi considerada por muitos como uma das suas melhores embaixadoras no mundo. Aparecia em vários programas de televisão pelo mundo fora, onde não só cantava fados e outras músicas de tradição popular portuguesa, como ainda canções contemporâneas (iniciando o chamado fado-canção) e mesmo alguma música de origem estrangeira (francesa, americana, espanhola, italiana, brasileira). Marcante contribuição sua para a história do Fado, foi a novidade que introduziu de cantar poemas de grandes autores portugueses consagrados, depois de musicados Teve ainda ao serviço da sua voz a pena de alguns dos maiores poetas e letristas seus contemporâneos, como Camões, David Mourão Ferreira, Pedro Homem de Mello, por exemplo.


1 comentário:

cidissima disse...

Muitas vezes, um astro da música torna-se mais representativo de um país do que seus governantes.
Como é o caso de Amalia Rodrigues.
Sua deslumbrante voz, suas canções maravilhosas, sua interpretação magnífica, seu carisma, sua elegância, fizeram-na a maior representante de Portugal no mundo inteiro.
Pela sua versatilidade artística, também contribuiu como divulgadora da literatura portuguesa exaltando versos de Camões.
Seguindo os versos de Camões, Renato Russo, cantor do conjunto de rock brasileiro “Legião Urbana”, colocou-os também na música “Monte Castelo”:

"Amor é fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói e não se sente,
é um contentamento descontente,
dor que desatina sem doer".

Amalia Rodrigues: um meio de comunicação que se deslocou do mundo discográfico até o mapa geográfico!!!

Cida