Pesquisar neste blogue

24.12.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1524, faleceu o navegador português Vasco da Gama.

Foi o comandante dos primeiros navios a navegar directamente da Europa para a Índia, na mais longa viagem oceânica até então realizada, superior a uma volta completa ao mundo pelo equador. No fim da vida foi , por um breve período, governador da Índia portuguesa com o título de vice-rei.

A viagem à Ínida foi uma expedição essencialmente exploratória que levava cartas do rei D. Manuel I para os reinos a visitar, padrões para colocar, e que fora equipada por Bartolomeu Dias com alguns produtos que haviam provado ser úteis nas suas viagens, para as trocas com o comércio local. O único testemunho presencial da viagem é consta num diário de bordo anónimo, atribuído a Álvaro Velho.

A expedição partiu de Lisboa, acompanhada por Bartolomeu Dias que seguia numa caravela rumo à Mina, seguindo a rota já experimentada pelos anteriores exploradores ao longo da costa de África, através de Tenerife e do Arquipélago de Cabo Verde. Após atingir a costa da atual Serra Leoa, Vasco da Gama desviou-se para o sul em mar aberto, cruzando a linha do Equador, em demanda dos ventos vindos do oeste do Atlântico Sul, que Bartolomeu Dias já havia identificado desde 1487. Esta manobra de "volta do mar" foi bem sucedida e, a 4 de Novembro de 1497, a expedição atingiu novamente o litoral Africano. Após mais de três meses, os navios tinham navegado mais de 6.000 quilómetros de mar aberto, a viagem mais longa até realizada em alto mar.

Em 20 de Maio de 1498, a frota alcançou Kappakadavu, próxima a Calecute, no actual estado indiano de Kerala, ficando estabelecida a Rota do Cabo e aberto o caminho marítimo dos Europeus para a Índia.


1 comentário:

cidissima disse...

O português Vasco da Gama foi o primeiro explorador a navegar da Europa diretamente para a Índia, e entrou para a História como um dos pioneiros da era de ouro das grandes navegações.

O explorador herdou o comando de um navio quando seu pai morreu em 1497. Nessa época, os exploradores marítimos de Portugal ampliavam gradualmente seu conhecimento sobre o litoral da África, enquanto os exploradores em terra firme haviam atravessado a Índia em direção Egito.

O próximo passo para um explorador seria encontrar um caminho para atravessar o Oceano Índico direto de Portugal, e esse seria o destino de da Gama.

Vasco da Gama e sua frota de quatro navios passaram pelo Cabo da Boa Esperança em dezembro de 1497, em mares desconhecidos para os europeus. Depois de parar em diversos portos africanos na rota, da Gama atracou no sudoeste da Índia em maio de 1498.

Vasco da Gama foi generosamente recompensado e se tornou “Almirante do Oceano Índico” quando voltou à Portugal. Ele morreu em sua terceira viagem para a Índia, logo depois de chegar. Seu corpo foi trazido de volta a Portugal 15 anos depois, onde foi enterrado com grandes honras.

Cida