Pesquisar neste blogue

12.5.11

CRÓNICA DA SEMANA - II

MEMÓRIA (II)

(continuação)
Preocupa-me a falta de memória dos cidadãos. Muito mais, quando têm de pesar os prós e os contras de eleger este ou aquele. Essa a razão para a chamada ao presente de acontecimentos recentes, anotados no seu tempo, que decidi publicar, nas semanas que faltam para as eleições. Sirva a atitude não para convencer ninguém e tão só para avivar a memória.
***
2/8/2007
A Procuradoria-Geral da República não viu qualquer indício de falsidade no certificado de habilitações de José Sócrates passado em 1996 contendo dados que só apareceram em 1998 (código postal e indicativo telefónico). Eu também não veria. Uma das coisas que mais me tem impressionado no Primeiro-Ministro é a sua capacidade de antevisão e de antecipação.
***
5/8/2007
O Senhor Presidente da República mostrou-se surpreendido com a demissão compulsiva de Dalila Rodrigues do cargo de Directora do Museu Nacional de Arte Antiga. Dá tristeza. É um homem que nunca se engana, que raramente tem dúvidas, mas que deve ter andado muito distraído nos últimos tempos. Já foram tantos os casos semelhantes que mais ninguém neste país ficou surpreendido.
***
29/8/2007
Rui Pereira, Ministro da Administração Interna, diz que há meios aéreos em excesso para combater os fogos. O desengano chegará em breve, quando houver para aí um Verão mais quente do que o de este ano. Então, ele saberá que o que houve foram fogos a menos.
***
11/9/2007
A perversão é total. O professor é classificado segundo os resultados dos alunos. Acaba-se com os exames nacionais (por exemplo, para o 12º ano dos cursos tecnológicos). Os alunos passam. Os pais ficam contentes. A classificação dos professores depende deles mesmos. O Governo enfuna com o "sucesso" escolar. Vai aumentar a taxa de impreparados para a vida activa. Preparem-se para ver engenheiros a limpar as ruas.
***
20/9/2007
Depois dos computadores aos jovens, o Governo vai oferecer telemóveis aos idosos. Deve seguir-se a oferta de IPods gratuitos para os solteirões e solteironas solitários. Eis medidas que seriam bonitas, não fossem tantos os nascimentos de bébés em ambulâncias.
***
7/10/2007
José Sócrates incumpriu, até agora, muitas das promessas que fez aos Portugueses para se tornar Primeiro-Ministro. Mas o incumprimento mais violento é o da criação de 150.000 postos de trabalho. Agora, quando for questionado sobre tal, terá resposta fácil: "Nós criámos os 150.000 postos de trabalho; não temos culpa de que tenham sido destruídos ainda mais!". Perdoado. Primeiro-Ministro não mente.
***
18/10/2007
Portugal está entre os trinta países do Mundo com indicadores económicos mais desfavoráveis. Não desanimemos. Esperemos pela classificação dos indicadores fiscais e surgiremos seguramente nos primeiros lugares.
***
28/10/2007
O Governo não consegue apresentar contas da Segurança Social susceptíveis de merecer a confiança do Tribunal de Contas. Talvez seja melhor começarmos a pagar um imposto destinado à contratação de um seguro contra as contas do Governo...
***
3/11/2007
A gestão dos dinheiros da empresa pública Estradas de Portugal é discricionária, muitas vezes a mando directo do Ministro das Obras Públicas, Mário Lino. O Tribunal de Contas mostra a absurda amplitude dos montantes espatifados numa gestão ruinosa. Cada vez mais, o Governo de José Sócrates se assemelha aos últimos tempos do Governo Cavaco Silva, com a corte respectiva a praticar os maiores desmandos.
***
23/11/2007
Afinal, o "sucesso" anunciado por Correia de Campos, para o Ministério da Saúde, no ano de 2005 foi, segundo o Tribunal de Contas, um monumental desastre. Mais prejuízos e mais endividamento do que nos anos anteriores. Isto é, cobram mais, dão menos benefícios, têm mais prejuízos, devem mais dinheiro. E, abjecto, vêm para a praça pública banhar-se na saliva da própria baba publicitária.
***
12/12/2007
As dívidas do Estado acumulam-se, repetindo, de modo gigantesco, a situação da Câmara Municipal de Lisboa. Falta saber se, quando chegar a hora e acabarem as concessões, haverá, no sistema financeiro do país, capacidade para fazer o empréstimo necessário. Entretanto, a prometida publicação da lista de credores do Estado ficou no tinteiro. Deve ser esquecimento.
***
23/12/2007
As dívidas do Estado a fornecedores superam os dois mil milhões de euros (2.000.000.000). Mais coisa menos coisa, o equivalente aos impostos em dívida pelos contribuintes. Donde, os impostos não pagos nao são os culpados pelo caos das Finanças públicas e a razao para este facto tem que ser encontrada na gestão ruinosa levada a cabo por sucessivos governantes.
***
6/3/2008
O Primeiro-Ministro quis ter uma manifestação a favor no dia em que os professores se manifestam contra ele. No Porto. Primeiro, seria no Pavilhão Rosa Mota. Depois na Praça D. João I. Passou agora para o pavilhão do Académico. Ainda vai acabar por ter o comício nalgum café de bairro.
***
19/3/2008
O Governo anunciou, em 2007 e com pompa e circusntância, que ia baixar o preços de muitos medicamentos, "o que era muito bom para os Portugueses". Silenciosamente, baixou, ao mesmo tempo, o valor das comparticipações do Estado nesses medicamentos. Resultado: os doentes tiveram que pagar ainda mais caro. De um só golpe, José Sócrates transformou muitos medicamentos em pura banha da cobra.
***
22/3/2008
Em 2006, o Estado tinha 235 milhões de dólares aplicados em paraísos fiscais. Pudera! Com a sanha cobradora de impostos do Ministro das Finanças, nem o Estado está a salvo cá.
***
1/4/2008
É assim. Para ir a Aveiro, o TGV vai ter uma parte da viagem em que será automotora regional, com paragens em Oiã, Aveiro, Ovar, Espinho, Gaia e Porto. A loucura está a tornar-se contagiosa, em Portugal.
***
11/4/2008
O TGV ainda não saiu da estação (leia-se: fase de estudos) e já está mais caro 40% do que a avaliação de custos inicial. Se a isto juntarmos o Novo Aeroporto de Lisboa e as obras que virão a ser entregues a Jorge Coelho, vamos ter que apertar o cinto até, pelo menos, ao ano de 2075.
***
24/4/2008
Pedro Passos Coelho só conhece o interior do Partido. Santana Lopes só conhece o exterior do Partido. Manuela Ferreira Leite é o melhor partido. Se os militantes do PSD não souberem reconhecer isto, podem ir preparando as velas e a missa do sétimo dia do falecimento do Partido.
***
29/4/2008
Um dia, já lá vão alguns anos, um Ministro das Finanças ficou célebre por ter descoberto a teoria do oásis. Mal ele sabia que havia de surgir um Primeiro-Ministro fanático pela sua descoberta.
***
28/5/2008
Num assomo de hipocrisia política insuportável, José Sócrates culpa o PSD pelas desigualdades sociais denunciadas esta semana. Como se os únicos DOIS anos de governo deste Partido nos últimos treze tivessem a capacidade para destruir a "excelente" obra socialista nos restantes ONZE!
***
21/6/2008
Se precisássemos de alguma prova mais de que o Governo José Sócrates está determinado a nivelar o país por baixo, os processos usados nos exames do ano corrente pela sua Ministra da Educação seriam prova irrefutável.
***
Impressionante, quando visto em retrospectiva, o mergulho de Portugal para as profundezas da desesperança.
(continua)

Magalhães Pinto, em VIDA ECONÓMICA, em 12/5/2011

Sem comentários: