Pesquisar neste blogue

7.7.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1923, faleceu o poeta português Guerra Junqueiro.

Uma grande parte das composições poéticas de Guerra Junqueiro está reunida no volume que tem por título A musa em férias, publicado em 1879. Neste ano também saiu o poemeto O Melro, que depois foi incluído na Velhice do Padre Eterno, edição de 1885. Publicou Idílios e Sátiras, e traduziu e coleccionou um volume de contos de Hans Christian Andersen e outros.

Após uma estada em Paris, aparentemente para tratamento de doença digestiva contraída durante a sua estada nos Açores, publicou em 1885 no Porto A velhice do Padre Eterno, obra que provocou acerbas réplicas por parte da opinião clerical, representada na imprensa, entre outros, pelo cónego José Joaquim de Sena Freitas.

Quando se deu o conflito com a Inglaterra sobre o "mapa cor-de-rosa", que culminou com o ultimato britânico de 11 de Janeiro de 1891, Guerra Junqueiro interessou-se profundamente nesta crise nacional, e escreveu o opúsculo Finis Patriae, e a Canção do Ódio, para a qual Miguel Ângelo Pereira escreveu a música. Posteriormente publicou o poema Pátria. Estas composições tiveram uma imensa repercussão, contribuindo poderosamente para o descrédito das instituições monárquicas.

A sua obra:

Viagem À Roda Da Parvónia
A Morte De D. João (1874)
Contos para a Infância (1875) (eBook)
A Musa Em Férias (1879)
A velhice do padre eterno (1885) (eBook)
Finis Patriae (1890)
Os Simples (1892) (eBook)
Oração Ao Pão (1903)
Oração À Luz (1904)
Gritos da Alma (1912)
Pátria (1915) (eBook)
Poesias Dispersas (1920)
Duas Paginas Dos Quatorze Annos (eBook)
O Melro (eBook
)

1 comentário:

cidissima disse...

Em 1887, Guerra adere ao grupo dOs Vencidos da Vida, mas após o Ultimatum inglês (1890), rompe com Oliveira Martins e abraça com ardor a causa republicana, simultaneamente ao recrudescimento de seu interesse pelo campo, de que vai extrair os poemas d0s Simples (1892).

"Ültimatum inglês”

Com o fito de defender a posse de suas colônias em África, Portugal manda tropas para a zona compreendida entre Angola e Moçambique. Mas a Inglaterra, alegando serem os soldados portugueses invadido território estrangeiro, insurge-se contra as pretensões de Portugal. Depois de infrutíferas diligências diplomáticas, Londres, envia a 11 de janeiro de 1890 um ultimatum exigindo a imediata retirada das tropas estacionadas no Xire e na região dos Macololos. A imposição do governo britânico levantou uma tremenda onda de indignação em todo o País. Em vão: as tropas foram retiradas.

Cida