Pesquisar neste blogue

12.7.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1904, nasceu o poeta chileno Pablo Neruda.

Em 1921 radicou-se em Santiago e estudou pedagogia em francês na Universidade do Chile, obtendo o primeiro prêmio da festa da primavera com o poema "A Canção de Festa", publicado posteriormente na revista Juventude. Em 1923 publica Crespusculário, que é reconhecido por escritores como Alone, Raúl Silva Castro e Pedro Prado. No ano seguinte aparece pela Editorial Nascimento seus Vinte poemas de amor e uma canção desesperada, no que ainda se nota uma influência do modernismo. Posteriormente se manifesta um propósito de renovação formal de intenção vanguardista em três breves livros publicados em 1936: O habitante e sua esperança, Anéis (em colaboração com Tomás Lagos) e Tentativa do homem infinito.

Em 1958 apareceu Estravagario com uma nova mudança em sua poesia. Em 1965 lhe foi outorgado o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford, Grã-Bretanha. Em outubro de 1971 recebeu o Nobel de Literatura. Após o prêmio, Neruda é convidado por Salvador Allende para ler para mais de 70 mil pessoas no Estadio Nacional de Chile.


1 comentário:

cidissima disse...

: Cem sonetos de amor"

Neruda


Os sonetos deste livro são uma espécie de retomada amorosa. Os tons desses textos, escritos quando Neruda ainda era jovem. O amor é o motivo central de sua obra. Através dela, manteve fidelidades essenciais, sobretudo à natureza. Os seus outros amores e o seu trabalho derivam desta adesão inicial. Talvez por isso o poeta dialogue tanto com o mar, a água, a terra e o fogo para achar nesses elementos o corpo e a alma da mulher amada. O amor em Neruda é também uma via de acesso à fusão com o núcleo último onde a consciência reconhece seu ser no ser do mundo.
Lançado em 1959,"Cem sonetos de amor" foi dedicado a Matilde Urrutia, última musa do poeta, e é dividido em quatro partes: manhã, meio-dia, tarde e noite. No livro, Neruda evita o princípio de manutenção de um padrão métrico e rítmico invariável e a estrutura simétrica na exposição do conteúdo em quartetos e tercetos.

Cida