Pesquisar neste blogue

15.8.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, entre 1191 e 1195, nasceu em Lisboa (Portugal) Fernando de Bulhões, que viria a ficar eternizado com o nome de Santo António de Lisboa.

Santo António de Lisboa é considerado por muitos católicos um grande taumaturgo, sendo-lhe atribuído um notável número de milagres, desde os primeiros tempos após a sua morte até aos dias de hoje.

Fez os primeiros estudos na Igreja de Santa Maria Maior (hoje Sé de Lisboa), ingressando mais tarde, por volta de 1210 ou 1211, como noviço, na Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, no Mosteiro de São Vicente de Fora, guiado pela mão do então prior D. Estêvão.

Permaneceu em São Vicente de Fora por três anos, tendo com 18 ou 19 anos entrado no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, ao tempo um importante centro de cultura medieval e eclesiástica da Europa, onde realizou os estudos em Direito Canónico, Filosofia e Teologia.

O martírio de cinco franciscanos, decapitados em Marrocos, e a vinda dos seus restos mortais em 1220 para Coimbra fizeram Fernando abraçar o espírito de evangelização e trocar a Regra de Santo Agostinho pela Ordem de São Francisco, recolhendo-se no Eremitério dos Olivais de Coimbra e mudando então o nome para António.



1 comentário:

cidissima disse...

Fernando de Bulhões, filho de família abastada, renunciou sua riqueza em prol dos pobres e necessitados, tornando-se um santo, cujo nome até hoje é reverenciado e adorado como Santo Antonio.

Cida