O presidente da Intel, Oscar Clarke, teme que o mercado brasileiro de microcomputadores fique desabastecido no fim deste ano. Para ele, a dificuldade de negociação entre fabricantes e varejistas, provocada pela instabilidade do dólar, torna esta situação "bem provável" de ocorrer.
Baseado em conversas com representantes de redes varejistas, Clarke constatou que a demanda do consumidor final por computadores segue aquecida e a liberação do 13º salário deve acelerar a procura por estes artigos. Porém, ele notou redução, a partir da segunda semana de setembro, da compra de fabricantes por componentes.
Sem abrir números, ele falou que os pedidos recebidos pela Intel são "incompatíveis" com a sazonalidade do período. "Esta demanda por componentes não deveria ter cedido nunca. Está havendo um descompasso entre a demanda dos consumidores e a renegociação entre fabricantes e varejo", afirmou o executivo, atribuindo a "culpa" ao dólar. "Tudo o que a gente quer é que o dólar se estabilize em algum patamar, seja qual for", observou, destacando que um ponto de equilíbrio na cotação seria de R$ 2,00 e R$ 2,10 por dólar. Clarke disse esperar um primeiro semestre ainda turbulento, mas que a segunda metade de 2009 já indicará "uma luz no fim do túnel".
Para Clarke, não há, no momento, motivo para desaceleração das vendas de computadores, mas tudo depende de o dólar se estabilizar e, com isso, fabricantes e varejistas seguirem com suas negociações para reposição dos estoques. Na avaliação do executivo, embora o mercado esteja mais seletivo na concessão de empréstimos, o crédito continua disponível para o comprador de PC's. O encolhimento no número de parcelas no segmento de eletrônicos, segundo ele, não afeta as vendas de computadores, já que não se trata de um bem de alto valor e o público consumidor destes equipamentos não costuma, conforme Clarke, dividir as compras em mais de 12 vezes.
***
Pois cá em Portugal, computador é o mercado que está a dar. Nem que seja só para Primeiro-Ministro tirar foto e depois guardar...
Sem comentários:
Enviar um comentário