Pesquisar neste blogue

17.2.10

MEMÓRIA

VIAGEM AO FUTURO

Apontei como horizonte razoável de vida, ainda restante para este que se assina, uns bons doze anos, pelo menos. E senti um irreprimível desejo de me transportar para essa data. Tentando antever o que se passará então no meu País. Não foi fácil. Não consegui encontrar nenhum algoritmo que me permitisse a projecção. Como, aliás, sempre acontece nos fenómenos sociais. É imprevisível o comportamento dos humanos, designadamente quando como massa considerados. No entanto, valia bem o esforço. Afinal, daqui por uns doze anos, já o Director deste prestigiado semanário me terá mandado dar uma curva até à beira-mar. O que eu farei arrimado à minha bengala. Passando o tempo ainda disponível mais em recordações do que em projecções. Assim, melhor é tentar antever, se quiser de algum modo incrementar a minha cultura. O que fiz. As notícias do dia não me surpreenderam. Mas será que podiam surpreender-me?

*****

"José Sócrates candidata-se para um quarto mandato. Prometeu ontem, em Ribeira de Pena, que, se for eleito, proporá ao Parlamento a limitação dos mandatos políticos".

"O Presidente do PSD, Isaltino Morais, mostrou-se indignado contra aqueles que ainda falam nas contas da Suíça, agora pertencentes a um seu segundo sobrinho, por falecimento do sobrinho".

"O Banco de Portugal noticiou ontem que o défice público relativo ao ano passado, ficou ligeiramente abaixo dos 25% previstos no Orçamento".

"Belmiro Azevedo deu uma entrevista nos USA - onde se encontra a viver - na qual se pronunciou contra a demasiada burocracia do Governo americano, que o impede de rapidamente atingir o mítico número de mil centros comerciais naquele país".

"Morreram duzentos e catorze jovens empresários, vítimas do choque tecnológico".

"O Governo anunciou a entrada em vigor, já no próximo ano, da XXX Reforma da Educação".

"Os juízes, delegados do Ministério Público, escrivães e solicitadores ganharam o seu longo braço de ferro com sucessivos governos e voltarão a ter dois meses de férias já corrente ano".

"Cavaco Silva não desvenda o seu sétimo tabu, embora fontes bem informadas o dêm como certo na Presidência da Santa Casa da Misericórdia. Interrogado ontem sobre o assunto, quando saía da Sede da AEP, na companhia de Ludgero Marques, remeteu-se ao silêncio".

"Valentim Loureiro, afirmou-se disponível para ocupar o lugar de Presidente numa conhecida empresa de telemóveis, mostrando-se pouco preocupado com a opinião de alguns dos accionistas de referência desta".

"Narciso Miranda, agora assessor do Presidente da Câmara de Matosinhos e do Secretário Distrital do Porto do Partido Socialista, propôs ontem a realização de uma romagem de saudade ao túmulo do Professor Sousa Franco, infaustamente desaparecido há quinze anos, numa campanha eleitoral daquele Partido, algures no norte do País".

"O Governo decidiu adquirir mais doze aviões cisterna, investimento integrado no programa deste ano de Combate Contra os Fogos Florestais. O investimento não sobrecarregará o Orçamento e será pago com o produto da venda da madeira ardida".

"Depois da zaragata que foi a sua última Convenção, o Bloco de Esquerda decidiu aceitar de novo no seu seio a UDP, tendo em vista regressar à unidade partidária vivida ao tempo em que este último Partido fazia parte do Bloco".

" A PT foi adquirida pela conhecida empresa espanhola de aluguer de walkie-talkies, WTC. Desconhece-se o preço do negócio".

"O BCP acaba de adquirir a maioria de capital na Caixa de Crédito Agrícola do Carrapatoso".

"Foi inaugurado ontem o primeiro troço da linha TGV do norte, a ligar a estação do Oriente a Alenquer".

"Mais de metade dos Portugueses passará férias, este ano, no Brasil, informou o Observatório do Turismo ontem à noite".

"As políticas de emprego dos últimos anos resultaram em pleno, afirmou o Ministro do Trabalho. O aumento do desemprego foi praticamente nulo nos últimos dez anos".

"O PCP insistiu ontem, mais uma vez, em que não é necessária a realização de um referendo sobre o aborto, uma vez que a Assembleia da República que resultar do próximo acto eleitoral terá legitimidade para legislar sobre o assunto".

"Freitas do Amaral foi recebido ontem à tarde na Casa Branca. A visita, de cortesia, deu-se no cumprimento de uma velha promessa feita ao antigo Ministro socialista pela então influente Secretária do Presidente Bush, Mrs. Condoleeza Rice. De Londres, onde se encontrava, e pelo telefone, o Presidente Ronald Bush, conhecido por Bush III, deu-lhe as boas vindas à sua residência oficial e instruiu o seu staff para proporcionar ao distinto visitante a melhor estadia possível".

"A duas jornadas do fim, o Benfica ainda tem esperanças de conquistar o título nacional de futebol, que lhe foge há vinte e três anos. O seu treinador, Otto Glória, afirmou ontem, depois do empate arduamente conseguido no campo do Seixalense, que ainda é matematicamente possível tal desiderato".

"José Mourinho abriu ontem, no Porto, uma escola para treinadores de futebol. As propinas são exorbitantes, mas o conhecido ex-treinador afirmou que os lucros da escola serão inteiramente destinados à campanha de luta contra a fome em África. Além de que onze das doze disciplinas do Curso serão ministradas por ele próprio".

*****

O despertador tirou-me do meu estado onírico. Por alguns momentos, tive dificuldade em adaptar-me à realidade. O sonho havia sido tão real. Para agravar a situação, o facto de que eu desperto, todos os dias, ao som do noticiário de uma conhecida emissora de rádio. E, à medida que ouvia as notícias, em lugar de me encontrar doze anos à frente do meu tempo, tinha passado para dez anos atrás dele. De súbito, encontrava-me sem saber se estava a viajar no futuro ou no passado. As notícias que ouvia cheiravam a mofo. Mas talvez não houvesse razão para preocupações. Entre a viagem ao futuro e ao passado, mediavam mais de vinte anos, durante os quais o país não havia fechado nem houvera qualquer revolução. Os actores da cena política continuavam a ser os mesmos. O povo seguia feliz com o dolce fare niente dos governos socialistas. A Europa ainda não desistira e continuava a suportar os desmandos económicos dos pequeninos para que, assim, os grandes dispusessem de maiores mercados. Os grandes e os Chineses. O futebol continuava a ser o grande motor do orgulho nacional. O empobrecimento do país parecia não afectar a vida das pessoas. O discurso político continuava descontraído. A vida política, sem tsunamis. Tudo bem, portanto.

Claro que tudo isto se passa no domínio dos sonhos. Geralmente, a vida real tem despertares mais violentamente agressivos. Os primeiro sinais de expectativa frustrada sobre a actividade do Governo começam a surgir. E, todavia, o Governo de José Sócrates já tomou algumas medidas em si mesmas positivas. E quando digo tomou, são aquelas que já se concretizaram. Não estou a falar de promessas que são repetidas mil vezes mas que não passam disso, de promessas. Reduzir as férias judiciais para o nível de que todo o português goza, acabar com cursos académicos que apenas enganam os jovens e exigir um mínimo razoável de saberes para permitir a entrada num curso superior, são medidas louváveis. Apenas se afiguram desgarradas. Pode ser que não sejam. Pode ser que, apesar de avulsas, se insiram numa estratégia disciplinada, objectiva, susceptível de produzir bons resultados a prazo. Oxalá seja. Porque se assim não for, pagaremos muito caro.

Magalhães Pinto, em VIDA ECONÓMICA, em 10/5/2005

2 comentários:

JOSÉ MODESTO disse...

Repto:
Exmº Senhor.
Presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos
Eu José António Terroso Modesto venho apresentar a Vª Exª a seguinte:
MOÇÃO:
É com enorme satisfação que pude constatar que aquando da realização das Assembleias Municipais que Vª. Ex.ª. Preside, a bancada do Partido que Vª.Exª.
representa, pauta-se pela chamada pontualidade Britânica, (existem poucas excepções),perdoe-me esta comparação o facto é que ela se faz.
Infelizmente, alguns deputados eleitos pelos Matosinhenses teimam no não cumprimento de horários, nalguns casos inclusive a sua ausência.
Este facto traduz uma significativa diminuição do peso político do nosso Concelho, não dignificando em nada a nossa Democracia, ao mesmo tempo desprestigiando o Hemiciclo
ao qual V.Exª.Preside.
Relembro que a presença dos Presidentes das nossas Freguesias deveria ser obrigatória.
Não existindo o chamado relógio de ponto, tão necessário as referidas Assembleias, venho por esta forma manifestar o meu repudio e lamentar que os nossos deputados (alguns) não cumpram os horários estabelecidos para o acto do qual V.Exª. Preside e Convida

Saudações Marítimas
José Modesto

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Dr.Magalhães Pinto.
Nesta sua viagem ao futuro, houve alguma alteração do nosso sistema de Segurança Social mais propriamente o nosso sistema de pensões de reforma?

Avise-me por favor se continuo ou não com os meus PPR(s)...ou se o melhor será gasta-los até á exaustão.

Saudações Marítimas
José Modesto