Pesquisar neste blogue

12.9.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1871, faleceu o escritor português Júlio Diniz.

A sua obra:

* As Pupilas do Senhor Reitor
* A Morgadinha dos Canaviais (1868) (eBook)
* Uma Família Inglesa (1868) (eBook)
* Serões da Província (1870)
* Os Fidalgos da Casa Mourisca (1871) (eBook)
* Poesias (1873)
* Inéditos e Dispersos (1910)
* Teatro Inédito (1946-1947)


1 comentário:

cidissima disse...

As pupilas do senhor reitor.

Num cenário povoado de tipos humanos cuja bondade só é maculada pelo moralismo quase ingênuo de comadres fofoqueiras, desenrola-se o drama amoroso. Daniel, ainda menino, prepara-se para ingressar no seminário, mas o reitor descobre seu inocente namoro com a pastorinha Margarida -; Guida. O pai, José das Dornas, decide, então, enviá-lo ao Porto para estudar medicina. Dez anos depois Daniel volta para a aldeia, como médico homeopata. Margarida, agora professora de crianças, conserva ainda seu amor pelo rapaz. Ele, no entanto, contaminado pelos costumes da cidade, torna-se um namorador impulsivo e inconstante, e já nem se lembra da pequena pastora. A esse tempo, Pedro, irmão de Daniel, está noivo de Clara, irmã de Margarida.
O jovem médico encanta-se da futura cunhada, iniciando uma tentativa de conquista que poria em risco a harmonia familiar. Clara, inicialmente, incentiva os arroubos do rapaz, mas recua ao perceber a gravidade das conseqüências. Ansiosa por acabar com impertinente assédio, concede-lhe uma entrevista no jardim de sua casa. Esse encontro é o ponto culminante da narrativa: surpreendidos por Pedro, são salvos por Margarida, que toma o lugar da irmã.
Rapidamente esses acontecimentos tornam-se um grande escândalo que compromete a reputação de Margarida. Daniel, impressionado com a abnegação da moça, recorda-se, finalmente, do amor da infância. Apaixonado agora por Guida, procura conquistá-la. No último capítulo, depois de muita resistência e de muito sofrimento, Margarida aceita o amor de Daniel.

Este romance teve tal importância que em 1995, numa tv brasileira, foi encenado como novela de grande audiência.

Cida