Pesquisar neste blogue

4.5.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1949, toda a equipa de futebol do Torino Futebol Clube, de Itália, pereceu num acidente aéreo.

O acidente deu-se no regresso de um jogo amigáve contra o Benfica, em Lisboa. O avião que trazia a delegação da equipe italiana chocou contra a Basílica de Superga.

No mesmo dia da catástrofe, em honra ao brilhante Torino da época, a seus jogadores, técnicos e acompanhantes, o Torino foi declarado vencedor da Liga, embora ainda faltassem quatro jornadas para o fim do campeonato. Nos funerais dos jogadores compareceram cerca de 500.000 pessoas; mas, depois do luto nacional e ante a comoção universal, a equipe juvenil substituiu por completo à equipe profissional para jogar as quatro partidas pendentes e as quatro partidas ganhou a equipe juvenil. Em 15 de maio de 1949, Torino-Genova, 4 a 0, 22 de maio, Torino-Palermo, 3 a 0, 29 de maio, Sampdoria-Torino, 2 a 3 e 12 de Junho, em uma última partida emocionante, os juvenis ganharam no Stadio Comunale por 2 a 0 à Fiorentina. Num grande gesto de respeito, os quatro rivais também jogaram com a sua equipa de juvenis.

Num tempo em que o respeito humano pelo adversário contava mais do que os títulos.


2 comentários:

cidissima disse...

A frase final do Jornalista e autor do Poliscópio fechou com chave de ouro a postagem.
Naquele tempo, realmente, a hombridade, fidelidade, respeito, desapego, vaidade não faziam parte dos interesses futebolísticos.
A emoção da perda de um time completo de futebol chocou o mundo inteiro. Impossível esquecer.

Cida

MAGALHÃES PINTO disse...

COMENTÁRIO DO MEU AMIGO F. SANTOS

(que para além de grande sportinguista, é um grande desportista!... Como costuma ser costume para aqueles lados!)

Agora tive oportunidade de ler o (teu) nosso Poliscópio e deparei-me com uma grave omissão tua, na informação sobre o acidente de Superga que vitimou a equipa do Torino. Eles tinham vindo a Lisboa jogar com o Benfica, sabes porquê?
Passo a explicar: Vieram à festa de despedida do "peitaças", Francisco Ferreira. Eu tinha 8 anos, ainda m...e lembra bem, foi no Jamor, Estádio Nacional, o Benfica ganhou por 4-3. O Torino tinha alguns dos maiores jogadores da época, era praticamente a seleção de Itália. Nessa época o meu Pai fazia parte da Direcção do Benfica. Sabes (?) quando nasci, o meu Pai pôs-me logo sócio dos lampeões, só que entretanto abri os olhos e fiquei Sportinguista para sempre. E esta hein! Eu relevo-te esta omissão porque na época de certeza que nem sequer tinhas clube nacional ou então já eras Leixonense e nem sabias que existia o Benfica. ahahahahahha