Pesquisar neste blogue

19.6.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1896, nasceu a americana Wallis Simpson, que viria a tornar-se mulher o rei Eduardo VIII de Inglaterra.

Em 20 de Janeiro de 1936, o rei Jorge V morreu, e Eduardo ascendeu ao trono como Rei Eduardo VIII. No dia seguinte, ele quebrou o protocolo real assistindo de uma janela do Palácio de St James, ao lado da ainda casada Wallis Simpson, a sua aclamação como rei.

O Rei do Reino Unido é o Chefe Supremo da Igreja Anglicana. No tempo da proposta de casamento, a Igreja não reconhecia o divórcio nem o casamento entre pessoas divorciadas. Enquanto não havia lei que impedisse Eduardo de casar-se com Wallis, que se tornaria automaticamente Rainha do Reino Unido e Imperatriz da Índia, a posição constitucional era de que o rei não poderia se casar com uma mulher em processo de divórcio e continuar sendo rei.

O governo Britânico e os governos da Commonwealth (exceto a República da Irlanda) era contrários ao casamento. A Família Real Britânica e as Igrejas da Inglaterrra e da Escócia também eram.

Em 27 de Outubro, Wallis se divorciou de seu segundo marido, e sua relação com o rei tornou-se conhecimento público pelo Reino Unido em dezembro. Wallis foi forçada a voar para o sul da França, numa dramática corrida contra a imprensa. Nos três meses que se passaram, Wallis ficou trancada na Villa Lou Viei, pertencente aos amigos de Eduardo e Wallis, Herman e Katherine Rogers.

O Rei perguntou ao então primeiro-ministro, Stanley Baldwin, e ao então Arcebispo de Canterbury, Cosmo Lang, se haveria algum jeito de casar-se com Wallis e permanecer rei. Foi sugerido um casamento morganático, que Baldwin rejeitou, bem como os primeiros-ministros da Commonwealth. Baldwin avisou Eduardo que, se ele desposasse Wallis Simpson, ele seria obrigado a renunciar, causando uma crise constitucional.


Sem comentários: