Pesquisar neste blogue

22.2.10

MADEIRA


Foi colocado um comentário no meu post sobre a Madeira datado de ontem, de autoria da frequentadora deste blog Tisha. Pelo seu testemunho vivido, merece a publicação em post directo.

Obrigado Tisha

***
Infelizmente estou a viver pessoalmente este horror aqui no Funchal, onde veio passar a Fim de semana. Foi absolutamente assustador. Uma calamidade!! Funchal esta irreconsível.Contra a força da Natureza, o Homen é um ser impotente e insignificante, mas absolutamente NADA podia ter diminuido o volume da água que caiu sobre a ilha. Nada podia ter travada as milhares de toneladas de entulho de arvores, pedras e rochas volcánicas, que as águas rastaram para o centro da cidade. O pior atentado ao ambiente é o Centro Commercial Dolce Vita, que de facto, construiu as entradas do parking paredes meias com a ribeira, e enstreitou a ribeira. As Ribeiras, que geralmente estão sem água, mas em caso de grande chuvadas, são essenciais para escuar a água em pouco tempo, tipo "flash flood". A zona do estacionamento da Dolce Vita tem 3 pisos subterraneos, e encheu completamente de água. Mas o esforço do pessoal da Cámara do Funchal e a população de Madeirenses, em geral, é notável, em solidaridade e entre-ajuda uns aos outros. O nível de resposta foi também impecável. Felizmente, não fomos apanhados neste delúvio, porque apesar de ter tido um apontamente importantisimo perto do Campo da Barca (das zonas mais affectadas), decidimos NÃO sair da casa, depois da nosso rua, de repente ter tornada num torrente de águas e lamas vermelhas, e da nosso veranda conseguimos ver uma derrocada enorme que desabou em cima da estrada principal para a Via Rápida. Seguimos comestupefactos o horror no Funchal em directo na TV, mas neste momento, em que escrevo, nem há ligações de TV, nem da internet por cabo, nem telefones fixos, e mesmo assim as rede moveís são muito instáveis. Uso uma ligação movel para escrever isto. A Madeira precisa urgentemente da ajuda de TODOS os Portugueses em Todo o mundo, e não só!! Afinal de contas todos somos portugueses e precisamos uns aos outros, especialmente na hora dum disastre deste tamanho! A FORÇA da NATUREZA é implecável, e nenhum Homen, com toda a ciéncia e tecnologia pode prever e evitar este Força. Podemos, evitar impedir a acção natural dos cursos da água e não complicar o ordenamento urbanistico com os nossos actos, mas evitar que os Céus abrem e que chova assim, não podemos!

22 de Fevereiro de 2010 18:27

2 comentários:

Tisha disse...

Obrigada por ter posto o meu comentário. Peço desculpa para o meu portugues, mas tentei o melhor possível. Há momentos foi estabelecida a internet e televisão aqui em casa, mas em casa da outros familiares não há água. Uma colega da minha filha foi este tarde evacuada da casa na Ribeira Brava pelo exército, visto que ainda não deixou de chover e há ainda muito vento forte. Creio que as equipas que estão a trabalhar 24h por dia já vão ter o Funchal a 100% em breve. A baixa da cidade não tem electricidade e já houve tentativas de pilhagem em ourivesarias!! Imagina, que no continente, nem é preciso haver um desastre para as lojas estarem em perigo a luz do dia. Mas o policiamento na baixa do Funchal esta completamente reforçada. Em breve Madeira há de cheirar a flores outra vez!!

Tisha disse...

No Monte, a Capela centanária das Babosas, desapareceu por completo!! Só ficou a escadaria!! uma tristeza!! Ainda estou traumatizada com o que aconteceu!! Só posso admirar e agradecer a magnifica organização da limpeza e ajuda a população organizada pelo Governo Regional e a Camara. Nunca chuveu tanto em qualquer lugar em Portugal!!