Pesquisar neste blogue

29.11.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1899, foi fundado o Futbol Clube de Barcelona.

Não podia ser comemorado de melhor modo do que com o "jogo do ano", contra o Real Madrid, que tem lugar hoje e que será visto em todo o mundo por centenas de milhões de pessoas.

O emblema do Barcelona tem a forma de "panela" três-quartos. Nas duas peças acima do pavilhão do Barcelona estão a Cruz de São Jorge (padroeiro da Catalunha), referente à bandeira da cidade; e, ao lado, referência à outra bandeira, da Catalunha, região da Espanha da qual a cidade de Barcelona é capital. Na parte inferior aparece uma bola sobre as cores azul e grená do clube. Entre os quartos superiores e inferiores se reproduz, em siglas, o nome do clube (F.C.B.). No tempo da ditadura de Francisco Franco, que fazia opressão oficial às etnias não-espanholas do país, como a catalã, as listras vermelhas do canto superior direito eram apenas duas, para a referência dessa parte do distintivo ser à bandeira espanhola.

Existem duas versões sobre as origens do emblema do clube. A primeira versão conta que em 1900, um ano após o clube ser fundado, houve uma reunião para decidir o emblema (até então, o Barcelona havia utilizado o escudo da cidade). Parece que não houve acordo sobre a forma e o conteúdo do emblema e, a dada altura, o secretário, Luis d'Osso, visivelmente irritado, disse que "isso é uma panela", que deu a ideia de propor a Hans Gamper um emblema em forma de "panela".

A outra versão afirma que Gamper, de origem suíça, se baseou nalguns emblemas de equipes de seu país quando propôs a famosa "panela".


Sem comentários: