Pesquisar neste blogue

9.12.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1868, nasceu o padre e inventor português Manuel António Gomes, que ficaria conhecido como Padre Himalaya.

O padre Himalaya nasceu em 1868, em Santiago de Cendufe, no concelho de Arcos de Valdevez, numa família de lavradores humildes. Estudou no Seminário Conciliar de Braga, completando com distinção o curso de Teologia em 1890. Foi no seminário em Braga que modificou o seu nome de baptismo, acrescentando-lhe Himalaya, devido à alcunha que um seu colega lhe destinara por ser de elevada estatura.

Foi professor de Ciências Naturais, Física e Química, e Religião em várias escolas do norte e centro de Portugal. Foi também professor particular da família Van Zeller.

Em Paris estudou com o físico Berthelot e outros conhecidos professores, enquanto trabalhava nas suas teorias matemáticas e astronómicas para a construção de um aparelho inovador de concentração da radiação solar. Depois de várias tentativas e aparelhos experimentais, os seus esforços culminaram na construção do "Pirelióforo", que significa "eu trago o fogo do sol". Com este aparelho conseguiu atingir uma temperatura de aproximadamente 3500 °C com recurso apenas à radiação solar, suficiente para fundir a maior parte dos metais ou rochas. Este aparelho constituiu a grande atracção da Exposição Universal de St. Louis em 1904, ganhando duas medalhas de ouro e uma de prata.

No entanto as forças económicas da altura não se mostraram interessadas no aproveitamento da energia solar, estando mais empenhadas na exploração petrolífera. Era a hora do petróleo e dos automóveis Ford T.


Sem comentários: