Pesquisar neste blogue

2.6.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1691, nasceu o arquitecto florentino Nicolau Nasoni.

Vindo para Portugal, ao que se sabe, para pintar o interior da Sé do Porto, por cá ficou, sendo autor de muitos edifícios que são hoje monumentos nacionais, como a Igreja dos Clérigos, no Porto, a Igreja Matriz de Matosinhos, o palácio de Mateus, em Vila Real, o Palácio do Freixo, no Porto.

Morreu inexplicavelmente na pobreza a 30 de Agosto de 1773 e foi sepultado precisamente na Igreja dos Clérigos, não se conhecendo, porém, o local exacto onde se encontra o seu túmulo.

Infelizmente não sobreviveu nenhum retrato deste artista que tanto fez pelo Porto. A fama de Nasoni é de tal destaque no Porto, que muitos dos seus cidadãos, na ausência de documentação precisa e provas concretas (e com base em estudos pouco esclarecidos, como os de Robert C. Smith), lhe atribui sem hesitar a autoria da maioria dos edifícios e esculturas barrocas da cidade e arredores. Alguns dos seus trabalhos são confundidos com os dos seus discípulos e vice-versa, pelo que os especialistas em arte ainda hoje têm dificuldade em chegar em concenso. Os traços mais idênticos e similares da arte de Nasoni encontram-se essencialmente reconhecidos em pormenores rocaille orgânicos da Igreja dos Clérigos, fachada da Igreja da Miserircórdia e no Palácio do Freixo.


Sem comentários: