Pesquisar neste blogue

7.6.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1599, nasceu o pintor espanhol Diego Velázquez.

Era um artista individualista do período barroco contemporâneo, importante como um retratista. Além de inúmeras interpretações de cenas de significado histórico e cultural, pintou inúmeros retratos da família real espanhola, outras notáveis figuras europeias e plebeus, culminando na produção de sua obra-prima, Las Meninas (1656).

Desde o primeiro quarto do século XIX, a obra de Velázquez foi um modelo para os pintores realistas e impressionistas, em especial Édouard Manet que chegou a afirmar que Velázquez era o "pintor dos pintores"[28]. Desde essa época, os artistas mais modernos, incluindo os espanhóis Pablo Picasso e Salvador Dalí, bem como o pintor anglo-irlandês Francis Bacon, que homenageou Velázquez recriando várias de suas obras mais famosas.


1 comentário:

cidissima disse...

Um dos maiores nomes da pintura universal, Velázquez distinguiu-se não só pelo domínio da técnica como pelo humanismo, que envolve Diego Rodríguez de Silva Velázquez, filho de um fidalgo de origem portuguesa. Foi batizado em Sevilha, Espanha, em 6 de junho de 1599. Sua aptidão para a pintura se manifestou muito cedo e ele teve como mestres Francisco Herrera o Velho e, depois, Francisco Pacheco, de quem mais tarde se tornou genro. A principal fonte de informações sobre os primeiros anos de sua carreira é a obra Arte de la pintura (Arte da pintura), que Pacheco publicou em 1649 com uma aura de nobreza e dignidade todos os personagens que retratou.

Cida