Pesquisar neste blogue

6.3.10

BULLYING

Carta aberta ao Ministério exige respeito pelos direitos das crianças

Uma carta aberta ao Ministério da Educação exige o respeito pelos direitos das crianças e pede uma investigação objectiva e rápida ao caso do rapaz de Mirandela, vítima de bullying.

Algumas organizações, entre elas, a secção portuguesa da Aministia Internacional, escreveram uma carta aberta ao Ministério da Educação exigindo uma investigação profunda ao caso do Leandro, a criança de 12 anos vítima de bullying, que se terá suicidado, atirando-se ao rio Tua.

A «indignação» perante estes factos terá levado cinco Organizações Não Governamentais (ONG) a sugerirem uma homenagem a Leandro, para que na próxima segunda-feira às 11:00, seja feito em todas as escolas do país um minuto de silêncio.

As ONG pedem ao Ministério da Educação, à Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) e ao conselho directivo da escola Luciano Cordeiro, que apurem todas as responsabilidades e que «as investigações sejam céleres e objectivas».

Na carta como o título «Morreu para evitar agressão de colegas», a Aministia Internacional, a AMI, a Associação de Apoio à Vítima, a Associação para a Intervenção em Exclusão Social e Comportamento Desviante e a OIKOS, lembram que Portugal é um dos signatários da Declaração e da Convenção dos Direitos da Criança.

Estas ONG lembram também que a «inacção e passividade constituem uma grave violação dos Direitos Humanos», mostrando solidariedade para com a famílias e amigos de Leandro.

A carta termina com a frase de Antoine de Saint-Exupery, « todas as grandes personagens começaram por ser crianças, mas poucas se recordam disso».

O caso de Leandro fez regressar à primeira linha da actualidade o bullying, a violência continuada entre alunos nas escolas. Nos últimos dias, aumentaram os pedidos de informação e de apoio junto da linha telefónica que ajuda vítimas deste fenónemo.

Em Mirandela prosseguem as buscas no rio Tua, com 40 elementos da PSP, da GNR e dos bombeiros, que tenta encontrar o corpo de Leandro que esta desaparecido deste terça-feira. Contudo, o mau tempo, como relatou à TSF Melo Gomes da Protecção Civil, não tem ajudado nas operações.

Gabriela Batista

Sem comentários: