Pesquisar neste blogue

17.3.10

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1808, Portugal apresenta aos governantes de Buenos Aires um ultimato, relativo à ocupação de uma larga extensão junto ao Rio da Prata, dando origem à questão da Província Cisplatina.

- Em 1811, as forças portuguesas ajudaram os espanhóis sitiados em Montevidéu a repelir Artigas e os rebelados argentinos, que permaneceram na região com a prática de guerrilhas. Em 1813, Artigas usou a denominação de "Província Oriental" para a região antes referida genericamente como "Banda Oriental", referindo-se a estar situada na margem leste ou oriental do Rio da Prata.

- Em 1815, com a restauração dos Bourbons na Espanha, surgiu em D. João VI o receio da formação de um bloco político espanhol poderoso no rio da Prata, unido e extenso. E em 1816 enviou ao sul a "Divisão dos Voluntários Reais", comandados pelo general Carlos Frederico Lécor, que tomou Maldonado e ocupou Montevidéu em 1817. Mas Artigas prosseguiria sua guerrilha. Só a vitória portuguesa na batalha de Tacuarembó, em 1820, estabeleceria o domínio definitivo do Brasil na região.

A Província Oriental, em 1820, estava devastada pela guerra entre caudilhos e desordens, e os campos despovoados de gado. A população estava disposta a aceitar uma solução salvadora e nessas condições se deu a incorporação ao Brasil. Lécor reuniu um Congresso que sancionou a anexação da "Província" ao Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, por Tratado de 31 de julho de 1821. A província anexada é referida como "Província Cisplatina" pelos portugueses (prefixo cis - do mesmo lado - e raiz platina - Rio da Prata): do mesmo lado do Rio da Prata que o Brasil. Tal anexação teve o apoio inicial de próceres orientais que vislumbraram a possibilidade de posterior independência do território e formação de uma nova nação.


Sem comentários: