Quando se fala em educação, não existe método melhor do que o de falar claramente. As figuras de linguagem, de estilo, de pensamento podem ficar para outra ocasião. Quando se trata de fornecer números reais da realidade existente, o uso do eufemismo não descaracteriza algo que já está evidente, ou seja, por que suavizar com palavras amenas se no dicionário elas são depreciativas? Por que camuflar situações deprimentes e fugir da realidade? A violência, o baixo rendimento escolar, o descaso dos professores, a omissão de pais de alunos, o pseudo órgão estatal que não atua, o descrédito aos docentes e a disputa desleal entre escola e mídia interferem diretamente nesta instituição. Com o advento da aprovação automática, inúmeros problemas foram se acentuando. Alfabetização deficiente, conhecimento evasivo, não acompanhamento evolutivo, descaso para um aprimoramento, euforia porque foi aprovado, lucro escolar em não alfabetizar novamente, enfim, situações deprimentes para a perpetuação da ignorância. Estamos formando uma geração sem palavras! Não falam. Gesticulam. Não pensam. Copiam. “ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”
1 comentário:
Quando se fala em educação, não existe método melhor do que o de falar claramente.
As figuras de linguagem, de estilo, de pensamento podem ficar para outra ocasião.
Quando se trata de fornecer números reais da realidade existente, o uso do eufemismo não descaracteriza algo que já está evidente, ou seja, por que suavizar com palavras amenas se no dicionário elas são depreciativas?
Por que camuflar situações deprimentes e fugir da realidade?
A violência, o baixo rendimento escolar, o descaso dos professores, a omissão de pais de alunos, o pseudo órgão estatal que não atua, o descrédito aos docentes e a disputa desleal entre escola e mídia interferem diretamente nesta instituição.
Com o advento da aprovação automática, inúmeros problemas foram se acentuando. Alfabetização deficiente, conhecimento evasivo, não acompanhamento evolutivo, descaso para um aprimoramento, euforia porque foi aprovado, lucro escolar em não alfabetizar novamente, enfim, situações deprimentes para a perpetuação da ignorância.
Estamos formando uma geração sem palavras!
Não falam. Gesticulam.
Não pensam. Copiam.
“ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”
Aparecida
Enviar um comentário