Pesquisar neste blogue

15.11.10

PORTO - MINHA CIDADE NATAL - I

O Porto é a minha cidade natal. Linda de morrer. Tantas vezes, mal cuidada. Mas, mesmo assim, linda, como a série hoje iniciada vai deixar ver.

O Porto é uma cidade portuguesa situada no noroeste da Península Ibérica, sede do município homónimo com 41,66 km² de área, tendo uma população de 216 080 habitantes (2008). A cidade é considerada uma cidade global gama, sendo a capital do Distrito de Porto, da Área Metropolitana do Porto e da região estatística do Norte. A cidade metrópole, constituída pelos municípios adjacentes que formam entre si um único aglomerado urbano, conta com cerca de 1 394 046 habitantes, o que a torna a maior do noroeste peninsular e a segunda maior de Portugal, após a Grande Lisboa.

Tem origem num povoado pré-romano. Na época romana designava-se Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.


1 comentário:

cidissima disse...

É prazeroso, é emocionante lembrar da nossa cidade natal.
Não importa, se muitas vezes, nela já não moramos.
A emoção em enaltecê-la traduz uma emoção forte, carregada de nostalgia e fidelidade às nossas raízes.
A cidade reverenciada em toda sua plenitude, seus encantos, sua magia, sua beleza, seu povo, liberam um cabedal inestimável.
Nossa origem não deve ser omitida.
Muito mais que isso é tê-la como referência , é divulgá-la, é carregá-la dentro de nós como uma identidade pessoal.

Cida