Pesquisar neste blogue

11.7.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1937, faleceu o compositor americano Geroge Gershwin.

Em 1924, Gershwin compôs sua primeira grande obra, Rhapsody in Blue para orquestra e piano, que foi orquestrada po Ferde Grofé e estreada pela banda de Paul Whiteman em Nova Iorque. Provou ser sua obra mais popular.

Gershwin ficou em Paris por um período curto de tempo, onde ele estudou composição com Nadia Boulanger. Boulanger, junto com vários outros professores como Maurice Ravel, o rejeitaram, entretanto, receoso de seguir estudos rigorosos influenciaria em seu estilo influenciado de jazz.[9] Enquanto isso, ele escreveu An American in Paris. Este trabalho recebeu diversas críticas em sua primeira performance no Carnegie Hall em 13 de Dezembro de 1928, mas tornaria-se rapidamente parte do repertório de standards na Europa e nos Estados Unidos.[10] Conseqüentemente ele achou a cena musical em Paris arrogante, e voltou para a América.

Sua mais ambiciosa composição foi Porgy and Bess (1935). Chamada por Gershwin como uma "ópera folk", a peça estreada no teatro da Broadway é considerada como a mais importante ópera americana do século XX. Baseada no romance de Porgy de DuBose Heyward, se passando em um bairro negro em Charleston, Carolina do Sul, e com exceção de pequenas falas de alguns personagens, todos são negros. A música combina elementos da música popular, que foi fortemente influenciada pela música negra, técnicas achadas na ópera, assim como recitais e leitmotifs. Incluía também fugas e técnicas "avançadas" como politonalidade e tone row.


Sem comentários: