Obesidade: Cuidados primários sem nutricionistas
O objectivo do Governo de colocar, durante 2009, um nutricionista em todos os agrupamentos de centros de saúde ficou por concretizar. Temos apenas 80 nos cuidados primários, prevendo-se um aumento para o próximo ano.
A ideia era destacar um nutricionista para cada um dos 68 agrupamentos de centros de saúde (ACES), aproximando Portugal dos números da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo a qual o nosso país tem apenas um quinto dos profissionais de que necessita. O objectivo é combater e prevenir doenças como a obesidade e a diabetes.
Segundo os últimos dados da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN), ainda existem 32 ACES sem nutricionista. Nos ACES de Santarém não há nenhum e nos de Lisboa, Évora, Beja e Portalegre há apenas um para o agrupamento inteiro.
Fonte oficial do Ministério da Saúde (MS) adiantou à agência Lusa que existem cerca de "80 nutricionistas nos cuidados de saúde primários", prevendo que estes "números subam significativamente, durante 2010, no âmbito do programa de estágios da Administração Pública".
In JORNAL DE NOTÍCIAS - 28/12/2009
Sem comentários:
Enviar um comentário