Pesquisar neste blogue

16.12.09

RETRATOS DE UM GRANDE PAÍS...

Moody's avisa Portugal e Grécia de que o euro não os pode proteger

Portugal e a Grécia correm o risco de estar a entrar num ciclo de baixo crescimento económico e dívida cada vez mais insustentável, que faz com que nem o facto de pertencerem à zona euro lhes sirva de protecção, avisou ontem a agência internacional de notação financeira Moody"s.

Num relatório sobre a evolução prevista para os ratings atribuídos aos Estados de todo o mundo, a Moody"s escolhe os dez temas que irão dominar a análise de risco durante o próximo ano. E um desses temas é dedicado em exclusivo a Portugal e à Grécia.

A unir os dois países, assinala a Moody"s, está, para além da ameaça recente feita aos seus ratings, um cenário bastante sombrio para as suas economias. "Uma nova conjuntura, com ainda mais dívida e baixas expectativas de crescimento, combinada com um apetite reduzido pelas reformas, colocou estes países num rumo negativo de crédito", afirma o relatório. A agência internacional - uma das três mais importantes do Globo - avisa ainda que "in extremis, à medida que a dívida se torna cada vez mais insustentável, os governos podem vir a ficar tentados a tomar decisões que sejam prejudiciais para os seus credores".

In PÚBLICO - 16/12/2009

Sem comentários: