Pesquisar neste blogue

30.12.09

RETRATOS DE UM GRANDE PAÍS...

Rendimento das famílias cai no 3º trimestre

O rendimento disponível das famílias desceu 1,1% nos 12 meses terminados no terceiro trimestre de 2009, que compara com uma subida de 1,0% verificada no ano concluído no trimestre anterior, disse o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo as Contas Nacionais Trimestrais por Sector Institucional divulgadas ontem, a queda no rendimento dos agregados familiares deveu-se à dissipação do efeito da antecipação dos reembolsos do IRS feita no segundo trimestre de 2009, à descida dos rendimentos líquidos das propriedades provocado pela descida das taxas de juro passivas e pela diminuição das remessas dos emigrantes, que recuaram 4,4% neste período.

A contracção no rendimento das famílias acabou por não ter um grande impacto na taxa de poupança dos agregados familiares, que se reduziu no ano terminado no terceiro trimestre 8,3%, face a uma queda de 8,5% no segundo trimestre, refere o INE. A capacidade de financiamento das famílias manteve-se em 3,2% do PIB.

O investimento das empresas voltou a recuar no terceiro trimestre, ainda que a um ritmo mais lento que o verificado em períodos anteriores. Nos 12 meses terminados em Setembro, o investimento das empresas não financeiras desceu 4,7%, menos de metade da descida verificada no segundo trimestre (-10,1%).

In OJE - 30/12/2009

Sem comentários: