Pesquisar neste blogue

26.4.11

CRÓNICA DA SEMANA - I

A UNIÃO

Os nossos deputados recusaram-se a celebrar o “25 de Abril” no edifício da Assembleia da República, embora numa sala mais pequena, que conheço bem, a chamada sala do Senado. Argumentaram que a Assembleia estava dissolvida e não se justificava, por isso, a sua reunião plenária. Nesta desconfiança acerca dos políticos que todos vamos vivendo, eu até me atrevo a pensar que a razão era outra. A necessidade de deslocação ao Parlamento e aguentar uma sessão pelo fim da manhã estragaria, aos ditos senhores, o fim-de-semana alargado.

Como quer que seja, o senhor Presidente da República encontrou uma solução. Que acabou por ser uma solução brilhante, face ao Estado político e financeiro em que o país se encontra. Pediu aos presidentes da República todos que tivemos em democracia – Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio - para o acompanharem; e fez as celebrações nas instalações da Presidência, em Belém. Dando a palavra a todos.

Foi um exemplo magnífico dado por Cavaco Silva. Num momento em que todos precisamos da união de todos, ele uniu os presidentes que o antecederam, fazendo com eles uma equipa fortíssima nos seus apelos à união e interesse de todos nós. Todos se referiram à necessidade dessa união. Assim como todos disseram que nenhum, nem eles, podiam fazer outras promessas aos Portugueses que não fossem a dos sacrifícios e a da esperança.

De algum modo, os quatro presidentes que todos nós escolhemos em toda a vida da democracia portuguesa após 1974, mostraram como Portugal pode estar unido independentemente do que cada um pensa sobre quem nos há-de governar. Cabe-nos a nós, agora, dar a resposta adequada. Exigindo cooperação entre todos os partidos, pelos menos os de governo, para que possamos recuperar do cancro que mina o nosso corpo colectivo. Lembrando-nos sempre que a ninguém é legítimo amar mais o seu partido do que a Pátria, que ninguém pode amar mais a revolução do que o Povo em nome do qual foi feita.

Oxalá saibamos responder ao apelo que todos os nossos presidentes nos fizeram.

Magalhães Pinto, em RÁDIO CLUBE DE MATOSINHOS, em 26/4/2011

Sem comentários: