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23.2.07

BREAK EVEN POINT

Também chamado "ponto crítico de vendas". Ou, numa nomenclatura cuja xoerência eu descortino, "ponto morto de vendas". Em termos muito simples, pode dizer-se que o "break even pointo" é o volume de vendas que, dadas as condições de custo normais para uma empresa", a respectiva exploração não dá lucro nem prejuízo. A sua análise é de uma utilidade extrema, sobretudo para determinar, face a uma intenção de investimento, qual o risco associado às previsões que possam fazer-se. Ou, face às condições históricas de exploração de uma dada empresa, avaliar das potencialidades de lucros futuros ou risco de perdas futuras inerentes a essa empresa.

Pois bem. Na revista "DIA D", suplemento do jornal "PÚBLICO" às sextas feiras, existe uma secção chamada "DESCOMPLICADOR", na qual, cada semana, alguém tenta traduzir em linguagem corrente palavras, expressões, conceitos técnicos, geralmente não acessíveis à maior parte dos leitores. É uma secção interessante e muito útil.

Mas, no nº. 75 e na dita secção, do dia 23/2/2007, uma senhora de nome Catarina Madeira, que não conheço mas que presumo licenciada na área da gestão de empresas, produz algumas considerações sobre o dito "break even point". Mas fá-lo de modo tão confuso e tão eivado de erros crassos, que melhor fora não dizer nada. Do modo como o fez, complicou muito mais do que se não tivesse tentado descomplicar. Anota os passos mais significativos objecto das minhas reervas:

Diz ela, sobre o break even point:

- "É o ponto crítico em que as receitas da empresa são iguais aos seus custos fixos e variáveis"

Erro. A senhora faz uma confusão inadmissível entre "receitas" e "proveitos"; onde está o primeiro termo devia estar o segundo,

- "É o ponto que delimita o vível mais baixo de lucro, no momento de atribuir preços ou estabelecer margens"

Erro. Por desprezar as quanrtidades físicas. Sento o "break even point o ponto onde os proveitos totais igualam os custos totis, todos de exploração, e sendo os proveitos totais iguais às quantidades vendidas vezes o respectivo preço, logo se vê da importância das quantidades vendidas.

- "Determina-se o "break even point" calculando o ponto em que o valor das receitas da empresa (lucro de vendas) é igual aos seus custo totais"

Confrangedor. Nem é o valor das receitas das vendas nem estas são o lucro da empresa. Confusão que aumenta quando diz que "acima do break even point a empresa terá lucros...".

Fico-me por aqui. Há mais imprecisões e lacunas de explicação que complicam muito a comprensão. Mas estes erros já chegam para mostrar que, com este número do DESCOMPLICADOR se prestou um mau serviço.

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