Pesquisar neste blogue

15.2.07

MEMORIA

"Nobre, como compete. Influente, como todos os nobres. Merecedora do nosso respeito, como todos os influentes. A Família Soares influenciou a nossa vida mais do que qualquer outra família, depois do "25 de Abril". O pai Mário lutou pela liberdade quando o PCP e o resto da esquerda quiseram levar-nos de regresso às ditaduras. Foi Presidente por vontade dos Portugueses. Conseguiu correr com o desalmado do Cavaco. Pelo menos, deu uma boa ajuda. Retirado das lides políticas partidárias, fundou uma fundação, passe o pleonasmo. Achei muito bem. Maneira de eternizar o acervo das suas memórias. Teve direito a casa com ajuda da Câmara de Lisboa. Era o João, o filho da Família Soares, seu Presidente. Também achei bem. Se a Câmara dá casas a tanta gente que as estima mal, porque não havia de ajudar o Pai Soares, que de certeza a vai estimar bem? Mas era necessário mais. Uma Fundação, para ser digna tem tem ter apresentação. Vai daí, o Governo do Senhor Engenheiro Guterres ajudou à apresentação com umas centenas de milhar de contos. Também achei bem. Como sabemos o Estado nadava em dinheiro no tempo do Engenheiro Guterres. Estes de agora é que devem ter estourado a fortuna em dois tempos, isto é, em dois meses.

O filho João, fez o que pôde pela Unita, por Angola e por Lisboa. Foi um bom Presidente de Câmara. Creio que os alfacinhas são uns ingratos. Não se manda para a rua um filho assim, amigo de seu pai e bom Presidente da Câmara. Além disso, no seu tempo, o Benfica, o Sporting e o Alcabideche não tinham as dificuldades que têm hoje. Ou, se tinham, não se viam. Muito graças à discrição do Filho João da Família Soares.

A mãe da Família Soares, a Maria, é uma senhora admirável. Sempre devotada a causas sociais de elevado nível e necessidade. Um autêntico espírito santo a cuidar dos portugueses mais infelizes. Presidente da Cruz Vermelha nos últimos tempos. Ficamos agora a saber que, ao tempo do Governo do Engenheiro Guterres, sairam de dinheiros públicos uns milhões para a Cruz Vermelha. Nadava-se em dinheiro e melhor aplicá-lo na Cruz Vermelha sob a égide da Mãe Maria da Família Soares do que desbaratá-lo do modo que estes que lá estão agora parecem estar a fazê-lo.

O pai Mário, o filho João e o espírito santo da Mãe Maria, da Família Soares, eis uma trilogia a quem os Portugueses muito devem. "

Excerto da crónica "A FAMILIA SOARES" - Magalhães Pinto - Vida Económica - 17/11/2002

Sem comentários: