Pesquisar neste blogue

15.10.09

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1922, nasceu Agustina Bessa Luís, uma das maiores escritoras portuguesas contemporâneas, felizmente ainda viva.

Autora de uma vastíssima obra, que inclui ficção, biografia, teatro, crónicas, memórias, ensaios e literatura infantil, Agistina recebeu, em 2004, o mais importante prémio literário da língua portuguesa: o Prémio Camões. Na acta do júri da XVI edição do Prémio, pode ler-se que «o júri tomou em consideração que a obra de Agustina Bessa-Luís traduz a criação de um universo romanesco de riqueza incomparável que é servido pelas suas excepcionais qualidades de prosadora, assim contribuindo para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum».



1 comentário:

cidissima disse...

Como é prazeroso postar no blog, fazendo uma menção sobre determinadas personalidades, e a alegria de prestá-la ainda em vida.
Não desmerecendo outras pessoas, mas a arte de escrever é uma condição mágica, única, preciosa, reveladora das mais diferentes comunicações.
E o mais importante é a felicidade de ainda, estarmos juntos neste mundo, e compartilhar com estas divindades do mundo literário.
Privilegiados, sim, são seus leitores que degustam obras desta importantíssima escritora.

Aparecida