Pesquisar neste blogue

20.10.09

CRÓNICA DA SEMANA - I

A OPORTUNIDADE

Todos os resultados eleitorais devem ser lidos com inteligência, a fim de que a situação política deles resultantes sejam adequados à vontade do povo e a administração possa, assim, ser desenvolvida sem sobressaltos e sem tensões escusadas. E, porque assim é, nem a constituição do próximo Governo nem o respectivo programa serão apresentados sem levar em conta esse fenómeno, como muito bem percebeu José Sócrates. E também por isso é que, em Matosinhos, deve ser feita uma leitura cuidadosa dos resultados das últimas eleições autárquicas.

Salvo outra opinião melhor, entendo que os referidos resultados quiseram dizer o seguinte:

1.- Os Matosinhenses querem o Dr. Guilherme Pinto e o Partido Socialista a conduzir os destinos da autarquia. E com vigor, sem todavia a eventual rigidez de uma maioria absoluta. O facto de os socialistas liderados por ele terem ficado a um escasso milhar de votos da maioria absoluta mostra como os Matosinhenses estiveram perto de decidir um governo autárquico maioritário, apesar das especiais circunstâncias deste ano.

2.- Os Matosinhenses não querem Narciso Miranda a participar da governação. Não esqueçamos que Narciso Miranda pediu aos Matosinhenses uma maioria absoluta, para poder governar como quase sempre governou, e estes responderam-lhe com um rotundo NÃO.

3.- Narciso Miranda também pediu que os Matosinhenses fizessem do Dr. Guilherme Pinto seu vereador. Ouvi-o eu a dizer isso, na rádio. E ele ouviu outro NÃO dos Matosinhenses.

4.- Os Matosinhenses disseram que querem outro alguém a colaborar com os socialistas na condução dos destinos do Município. Apenas na medida em que seja necessário aos socialistas. Atentos os resultados, esse alguém só pode ser do Partido Social-Democrata porque… não há mais ninguém.

5.- Os tradicionais eleitores social-democratas disseram ainda uma outra coisa: que Guilherme Aguiar não era bem-vindo a Matosinhos. O pior resultado de sempre do PSD não deixa margens para dúvidas.

Estas foram as cinco grandes afirmações dos resultados eleitorais. E constituem um desafio e uma oportunidade para o PSD. Partido que foi sempre oposição em Matosinhos e que, pela primeira vez, pode (e deve) ser chamado a colaborar com o governo da autarquia. Uma oportunidade que não sei se saberá aproveitar. Os comentários dali oriundos deixaram-me as maiores preocupações. Embora entenda que foram afirmações feitas a quente, sob o desconsolo do resultado. E que, por isso, vamos assistir, provavelmente, a um retorno do bom senso e vamos ver todos aquilo de que o PSD é capaz.

Magalhães Pinto, em MATOSINHOS HOJE, em 20/10/2009

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Caro Magalhães Pinto.
Permite-me dizer-lhe o seguinte:

Após uma derrota, não se pode decidir nada...
Que se faça uma reunião na CPC e neste caso no PSD, que a mesma seja aberta a todos os militantes e que se façam eleições.

O campo da derrota não está povoado de fracassos, mas de homens que tombaram antes de vencer
Abraham Lincoln.

Saudações Marítimas
José Modesto