Pesquisar neste blogue

26.1.10

RETRATOS DE UM GRANDE PAÍS...

Mais de cem exames por mês por crimes sexuais
Em 2009 foram feitas 1270 perícias, das quais 60% a crianças até 14 anos


Em 2009, o Instituto Nacional de Medicina Legal (INML) fez 1270 exames a alegadas vítimas de crimes sexuais, 60% das quais crianças, uma média de mais de 100 perícias todos os meses. Entre estas vítimas estão pelo menos oito, seis que terão sido atacadas pelo "violador de Telheiras", o homem procurado pela polícia há mais de dois anos, e duas, atacadas pelo "violador de Benfica", detido há duas semanas.

O número de perícias está longe do de casos de violação investigados pela Polícia Judiciária. Só quando as suspeitas se confirmam é que o processo transita para investigação. Os dados de 2009 ainda não foram publicados, mas a PJ comunicou durante o ano a detenção de 56 violadores, enquanto em 2008 foram detidos 33.

A estatística do INML relativa a 2009 também ainda não trabalhou a informação das vítimas. Mas, em 2008, mais de 60% dos 1308 exames médicos eram relativos a vítimas menores de 14 anos. "O processo Casa Pia causou grande alarme social e qualquer sinal sus- peito, até uma pequena mancha de sangue numa fralda, desperta suspeições", refere ao DN Duarte Nuno Vieira, responsável pelo INML. Em relação aos adultos, o número de perícias é bem menor, não passando os 25% do volume. "Revelam os estudos que 50 a 90% dos casos de violação em Portugal e noutros países não chegam ao conhecimento público, muito menos a perícias", explica Duarte Nuno Vieira. As chamadas cifras negras são, segundo o Relatório Anual de Segurança Interna, muito maiores nos crimes sexuais. A explicação mais simples é o facto de ser "um crime estigmatizante, porque se critica e se pensa que se não saísse não teria sido violada, e todo o processo que se segue", refere Duarte Nuno.

In DIÁRIO DE NOTÍCIAS - 26/1/2010

Sem comentários: