Pesquisar neste blogue

6.2.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1608, nasceu o padre, orador e diplomata português António Vieira.

Foi um dos mais influentes personagens do século XVII em termos de política e Oratória e destacou-se como missionário em terras brasileiras. Nesta qualidade, defendeu infatigavelmente os direitos humanos dos povos indígenas, combatendo a sua exploração e escravização e fazendo a sua evangelização. Era por eles chamado de "Paiaçu" (Grande Padre/Pai, em tupi).

António Vieira defendeu também os judeus, a abolição da distinção entre cristãos-novos (judeus convertidos, perseguidos à época pela Inquisição) e cristãos-velhos (os católicos tradicionais), e a abolição da escravatura. Criticou ainda severamente os sacerdotes da sua época e a própria Inquisição.

Na literatura, seus sermões possuem considerável importância no barroco brasileiro e português. As universidades frequentemente exigem sua leitura.


1 comentário:

cidissima disse...

Quando, no fim da vida, Padre Vieira se dispõe a ordenar seus sermões para publicação, teve de escrever a maior parte deles, porquanto só alguns haviam sido publicados, em folhas volantes, ao passo que doutros só existiam breves apontamentos que o senso improvisador do jesuíta talentoso ia desenvolvendo conforme as circunstâncias do momento.
Considerando ainda que a oratória pressupõe a presença física do orador, com todo o aparato que lhe é próprio (estatura, vestimenta, voz, gesto, postura, entonação), é fácil entender que o texto dos sermões só corresponde precariamente ao que foi dito e ao modo empregado para o dizer.

Cida