Pesquisar neste blogue

10.2.11

EFEMÉRIDE DO DIA

Neste dia, em 1890, nasceu o escritor russo Boris Pasternak.

Filho de um professor de pintura e de uma pianista, teve uma juventude em uma atmosfera cosmopolita. Estudou Filosofia na Alemanha e retornou a Moscou em 1914, ano em que publicou sua primeira coleção de poesias. Primeiramente próximo do Futurismo russo, é principalmente como poeta que Pasternak se tornou conhecido na Rússia.

Em 1958, Boris Pasternak publicou seu mais conhecido trabalho no mundo ocidental: o romance Doctor Zhivago (no português, Doutor Jivago). O livro não pôde ser publicado na então União Soviética, devido às críticas feitas ao regime comunista na obra. Os originais do livro foram contrabandeados para fora da "Cortina de Ferro" e editados na Itália, tornando-se rapidamente em um verdadeiro best-seller, fazendo de Pasternak ganhador do Nobel de Literatura, que lhe foi atribuído em 1958.


1 comentário:

cidissima disse...

“Doutor Jivago ficará como um dos grandes marcos na história literária e moral da humanidade. Sem a coragem de um gênio, ninguém poderia ter escrito assim em um estado totalitário e lançar isto ao mundo. O livro de Pasternak é um ato de fé na arte e no espírito.”

Boris Pasternak reconstitui parte da história moderna da Rússia ao narrar o drama vivido pelo médico e poeta Iúri Jivago, que foi preso pelos bolcheviques e obrigado a colaborar com eles. Criado durante a Primeira Guerra Mundial, incapaz de controlar seu destino diante da revolução e da guerra civil entre o Exército Branco e o Vermelho, Iúri Jivago firmou-se como um dos grandes heróis da literatura russa. Os originais de Doutor Jivago, contrabandeados para a Itália, foram publicados pelo editor Giangiacomo Feltrinelli, integrante do Partido Comunista Italiano, em 1957. Pasternak, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura do ano seguinte, foi obrigado a renunciar à premiação por pressão do governo soviético. A editora italiana conquistou direitos autorais para Pasternak em todo o mundo, exceto na antiga União Soviética, onde o romance só foi lançado em 1989, tornando-se um best seller.

Cida